Você tem problemas na coluna? Especialistas listam 12 dicas para evitar dores nas costas. Confira!

Por Rebecca Nogueira Cesar

Coluna

Especialistas listam 12 dicas para evitar dores nas costas

Foto: Danilo Borges

Na quinta-feira, 16, é comemorado o Dia Mundial da Coluna Vertebral.

Grande parte da população sofre com algum tipo de dor nas costas. Má postura, hábitos errados, passar muito tempo sentada, prática incorreta de esportes e sedentarismo são grandes culpados por este quadro.

Flávio Calixto, quiroprata e diretor do Instituto Brasileiro de Coluna, afirma que durante a infância e adolescência, os grandes vilões da coluna da mulher são as mochilas pesadas e o crescimento dos seios. Já na vida adulta, a bolsa é a principal causa da dor nas costas. Saltos acima de três centímetros, e má postura para trabalhar sentada ou para dirigir, também prejudicam. “Até mesmo a inclinação exigida durante as atividades domésticas entram na lista de vilões”, explica o profissional.

Celia Debassa, Sergio de Souza Pinto e Leonardo Oliveira Costa, professores da Clínica de Fisioterapia da UNICID, Maurício Mandel, neurocirurgião, e Helder Montenegro, fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, listam 12 dicas para evitar dores nas costas:

1. Pratique atividades físicas: mudar o estilo de vida e incluir exercícios ajudam a prevenir dores.

2. Alongue-se: é fundamental evitar ficar muito tempo sentado. Se você trabalha nessa posição, de tempo em tempo levante e faça um alongamento. No trabalho, mantenha as costas retas e apoiadas na cadeira.

3. Cuidado ao carregar objetos pesados: muitas vezes isso pode fazer você flexionar a coluna, prejudicando-a. Ao invés de curvar, ajoelhe-se. É recomendável evitar pegar objetos pesados acima da cabeça com os braços esticados.

4. Evite o sobrepeso: estar alguns quilos a mais, e com gordura concentrada na região abdominal pode aumentar a pressão sobre a região lombar.

5. Cuidado ao escolher o colchão: o ideal é escolher um de acordo com o seu peso, para você dormir e acordar bem. Se você sentir dor ao acordar, pode ser preciso trocar.

6. Não apóie o celular no ombro ao falar: curvar a cabeça e apoiar o celular pode dar mau jeito e causar um torcicolo.

7. Evite permanecer muito tempo em pé: ficar na mesma posição muito tempo pode causar um enrijecimento na coluna vertebral, causando tensão muscular e dores.

8. Não faça caminhada com sandálias rasteirinhas ou sapatilhas: sapatos retos não fornecem suporte à coluna. Dê preferência aos calçados com até 2 cm.

9. Cuidado na hora de viajar: procure dividir o peso em duas bagagens, para não causar complicações na coluna.

10. Cuidado ao deitar: Procure deitar de barriga para cima, e apoiar os pés. Quando for deitar de lado, coloque um travesseiro entre as pernas, e outro na cabeça, deixando a coluna alinhada. Evite dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração.

11. Não levante abruptamente da cama: primeiro, vire de lado, coloque as pernas para fora da cama e depois levante o tronco com os membros superiores.

12. Redobre os cuidados na gravidez: para não ter problemas na coluna, tenha cuidado durante a gravidez e até três meses após o parto.