Queridinha dos artistas, a tricologista Viviane Coutinho trata e dá dicas de cuidados para o cabelo

Texto: Redação | Foto: Divulgação



Ainda desconhecida pelo grande público, a tricologia, área da estética dedicada à saúde e à beleza capilar, é febre entre artistas e famosos, que precisam manter os cabelos bonitos e saudáveis em seus trabalhos. Com 14 anos de experiência na área, a tricologista Viviane Coutinho tem no currículo clientes como o cantor Diogo Nogueira, as atrizes Taís Araújo e Julianne Trevisol e o casal formado pela blogueira Jade Seba e o ator Bruno Guedes. 

“Queda de cabelo, coceira,  descamação,  aumento da oleosidade e afinamento dos fios são sinais de que é preciso procurar, com urgência, ajuda profissional”, alerta a profissional, que garante serem necessárias visitas frequentes ao tricologista para manter a saúde dos fios, mesmo quando não há sintomas excepcionais.

Quando recebe clientes em primeiras visitas ao seu consultório, localizado na Avenida das Américas, na Barra,  realiza a avaliação capilar, em que detecta as necessidades específicas de cada pessoa. No procedimento, utiliza um tricoscópio digital, aparelho que possibilita visualização das estruturas do couro cabeludo e dos fios em um monitor. Assim, é possível estabelecer um tratamento totalmente individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente. No total, são 15 tratamentos disponíveis para os mais diversos quadros, da calvície ao ressecamento, passando pela caspa. Entre os mais comuns estão a limpeza de couro cabeludo, o corte terapêutico e a laserterapia.

“Os tratamentos devolvem o equilíbrio, melhoram a oxigenação, nutrem e, assim, geram o embelezamento saudável, o que hoje é fundamental, porque as pessoas fazem cada vez mais procedimentos químicos. A cada vez que se submete o cabelo à química, perdemos elementos importantes para manter a integridade da saúde capilar. Antes de realizar procedimentos dessa natureza, é indicado um tratamento de reposição de aminoácidos. Isso é fundamental para a manutenção dos cabelos tão sonhados. Evita quedas e ressecamento no futuro.”

As histórias de êxitos que acumula ao longo da carreira a garantiram o posto de docente na Academia Brasileira de Tricologia, onde capacita profissionais para o mercado de beleza.