Combinação entre salão de beleza e espaço de terapias holísticas, ensina como cuidar das madeixas e evitar que o sol, praia e piscina, danifiquem os fios

Sol abundante, dias mais longos, calor... Não é para menos que basta pensar no verão, que os desejos de curtir mar e piscina já aparecem logo no pensamento. No entanto, enquanto corpo e mente relaxam, se não forem cuidados, os cabelos pedem socorro.


Expert em tratamentos, o Espaço Soul, conceituado salão de beleza e espaço de terapias para corpo, mente e alma localizado no Alto de Pinheiros, em São Paulo, apresenta a cabeleireira Clau Theofilo para tirar as dúvidas sobre como manter a saúde dos fios durante a estação.


É comum que os hábitos de verão, como visita à praia e banhos mais frequentes, por exemplo, danifiquem as madeixas. “A ação do sal do mar, areia, cloro e sol prejudicam os fios, que acabam perdendo a água de sua composição. Além disso, as cutículas do cabelo abrem e ficam mais porosos”, explica Clau Theofilo.


Entre as atividades que ajudam a minimizar os efeitos da alta exposição, a profissional do Espaço Soul afirma que é imprescindível enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina.  Outro truque é lançar mão de produtos que protejam os fios da radiação solar. “Além de utilizar chapéus e bonés, aposte em produtos sem enxágue e com proteção contra raios UV. O protetor solar para o cabelo deve ser usado sempre antes da exposição ao sol”, revela Clau.


Apesar da prevenção, é importante cuidar dos efeitos colaterais provocados pelo sol, vento, cloro ou sal. Para tanto, é preciso hidratar os fios com uma máscara de tratamento própria para o tipo de cabelo. O produto escolhido deve ser aplicado no comprimento dos fios, sempre evitando a raiz. “A hidratação dos fios é sempre bem-vinda, e deve ser feita sempre que o cabelo ficar exposto ao sol ou passar por algum procedimento químico. Vale lembrar que o excesso de produto provoca o efeito contrário: ao invés de revigorados, deixa os fios pesados e sem vida”, conta a cabeleireira. Para não errar, ela explica que a medida é aplicar a quantidade correspondente ao diâmetro de uma moeda, espalhar nos cabelos e deixar agir por 10 minutos.