O Outono chegou e as temperaturas começam a cair. O banho com água muito quente e o uso constante do secador podem prejudicar os fios. Confira dicas para se prevenir de problemas capilares nessa época do ano

Por Nathália Henrique

Saiba como se prevenir dos problemas capilares no Outono

Foto:Danilo Borges

No Outono, os fios sofrem com a falta de exposição solar e o excesso de secadores e banhos quentes. Segundo a hairstylist Sonia Nesi, com as baixas temperaturas, os cabelos podem levar de três a quatro dias para secar totalmente causando umidade no couro cabeludo. "umidade pode criar a seborréia, que entope os folículos capilares e provoca a queda. Sem falar que as pessoas tendem a usar a água do banho bem quente, isso também pode provocar queda”, explica. “Dá para evitar isso. Basta secar os fios bem. Outra dica é tomar banho com uma temperatura ambiente”, diz. 

De acordo com a terapeuta capilar Marina Marques, do Crystal Hair, devido ao aumento da temperatura da água do chuveiro, algumas alterações ocorrem na estrutura dos fios, como no couro cabeludo. Desta forma, os cabelos se tornam mais frágeis e quebradiços, e o couro fica mais oleoso. Além disso, no Outono é comum abusar ainda mais de secadores de cabelo, o que colabora para o enfraquecimento da fibra. A dica da terapeuta capilar, é ficar atenta ao uso do secador e a temperatura da água do chuveiro. “Use o secador a uma distância de 20 centímetros dos fios e evite a água muito quente. Deixe o último enxágue para um jato de água fria”, comenta Marina. 

A dica do hairstylist Daniel Oliveira, da Esmell Leblon, é evitar resíduos de cremes e xampus nos cabelos e prender os fios com elásticos muito apertados. “Diminua o tempo dos fios presos. Evite a pressão de fivelas e elásticos que podem aumentar as chances de queda”, afirma.