Veja como está a saúde dos seus cabelos através de um autoexame dos fios

Texto Romulo Osthues | Edição Cáren Nakashima  | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Cabelos

Cabelos ressecados podem indicar problemas

Foto: Christian Parente

Autoexame: lupa na escova de cabelos - Alerta cabeleira em queda livre

“O cabelo pode mudar com o passar dos anos, porém uma mudança brusca em sua aparência, como fragilidade excessiva, queda ou ressecamento extremo, pode indicar problemas nutricionais ou sistêmicos”, diz a dermatologista e tricologista Angélica Pimenta (SP).

Alterações de cor, brilho, textura e força podem sinalizar a falta de vitaminas A e B3, zinco, biotina, ferro, sem falar de alterações dos hormônios tireoidianos.

É bom saber: a queda é normal. Em média, perdem-se 120 fios diariamente. Em determinados momentos do ano ou por variações hormonais, ela pode aumentar. Mas a maior preocupação não deve ser a queda em si, e, sim, se a reposição dos fios ocorre na mesma medida.

O que fazer: conte quantos fios caem por dia e faça uma avaliação sincera em frente ao espelho. O couro cabeludo está se tornando visível, os fiozinhos novos não dão sinal de vida ou a porosidade é preocupante? Então procure um dermatologista. Para evitar ou amenizar a quebra dos fios, penteie o cabelo das pontas para a raiz, cuidadosamente, e com um pente de cerdas largas.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 311