As descamações da caspa se intensificam durante as baixas temperaturas do inverno. Saiba porque

Por Nathália Henrique

Entenda porque a caspa pode piorar no inverno

Foto: Christian Parente 

A caspa incomoda mais de dois bilhões de pessoas em todo mundo, e o que muitos não sabem é que nas baixas temperaturas do inverno o problema intensifica, pois provoca um ressecamento da pele do couro cabeludo e aumento da produção da glândula sebácea. Essa mudança na hidratação natural resulta em maior retenção de células mortas na descamação, além de provocar vermelhidão, coceira e ardência. 

A dermatologista Juliana Neiva conta que a caspa é um processo crônico e que existem alternativas para controlá-las. “A rotina do uso de xampus anticaspa dá um efeito de anti-inflamatório, nutre o couro cabeludo e hidrata os fios, sendo a melhor opção para evitar a descamação. Também é importante ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios rotineiramente, evitar banho muito quente e o uso excessivo de secadores próximos ao couro cabeludo”, diz Juliana. 

Um problema esteticamente desconfortável, a caspa pode aparecer durante o ano todo – explica a dermatologista. No entanto, alguns hábitos adotados no inverno contribuem para o maior aparecimento da caspa. São eles:

Lavar os cabelos com menor frequência: isso pode colaborar para o acúmulo de sebo no couro cabeludo, além da menor eliminação das células mortas ou resíduos

Lavar os cabelos em água muito quente 

Ocasiona o ressecamento do couro cabeludo, o que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. O surgimento de oleosidade, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento de um tipo de fungo, o Malassezia Furfur, que piora o quadro de caspa

Mudanças bruscas de temperatura

Climas pouco úmidos favorecem o ressecamento e a descamação da pele, por isso o aumento da caspa. Entretanto, nos dias mais frios o cabelo demora mais para secar. Os fios molhados por tempo prolongado associados ao uso de chapéu e gorro para se proteger do vento frio, fazem com que o couro cabeludo fique úmido e abafado, ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias e fungos

Tendência a usar mais roupas escuras

Nessa época do ano, os trajes pesados e de cores mais sóbrias é comum, por isso a descamação do couro cabeludo fica mais visível e dá a sensação de que a caspa é mais frequente no inverno.

Estresse 

Ele está intimamente ligado às crises, uma vez que os hormônios do estresse atuam diretamente sobre a glândula sebácea, levando a uma maior produção de sebo.