Quando o cabelo teima em embaraçar formando nós difíceis de soltar, é hora de desfazer a trama para reconquistar fios soltinhos e brilhantes. Entenda porque os fios embaraçam e confira as dicas


Dicas para prevenir cabelos embaraçados


No dia a dia, é possível incorporar ações positivas e deixar para trás hábitos prejudiciais. Acompanhe as dicas dos especialistas:

Mantenha os fios hidratos e comece a penteá-los pelas pontas

Mantenha os fios hidratados e comece a penteá-los

pelas pontas

Foto: Danilo Borges

1. Penteie o cabelo ainda seco, antes mesmo de entrar no banho.

2. "Dê preferência a xampus, condicionadores e finalizadores adequados para cada tipo de fio", orienta o médico Francisco Le Voci.

3.
Mantenha os cabelos sempre hidratados. "Assim, macios, eles ficarão disciplinados e o alinhamento será melhor, sem risco de nós", diz Marta Camelo.

4. "Utilize produtos com formulações que contenham lipídios, como ceramidas e óleos vegetais, pois eles ajudam na lubrificação das cutículas, propiciando fios mais soltos", explica a terapeuta capilar Marta Camelo.

5. Comece a pentear qualquer tipo de cabelo pelas pontas, subindo até chegar à raiz.

6.
Escove os cabelos de duas a três vezes ao dia, usando uma escova flexível.

7.
Faça uma boa manutenção em casa usando xampu, condicionador, máscaras de hidratação e finalizadores apropriados e realize tratamentos mais profundos no salão.

8
. "Procure enxaguar os fios sempre com água fria, o que facilita o fechamento da cutícula", ensina Luciano Barsanti.

9.
"Penteie o cabelo molhado com pentes largos. Depois de secos, use uma escova raquete", adverte Guilherme Guedes.

10.
"Use produtos termoativados para criar uma proteção contra o calor do secador e da chapinha. Ao usar o secador, dê preferência aos aparelhos com íons e não encoste o bocal na cabeça: mantenha uma distância de 30 cm do fio", orienta o dermatologista Luciano Barsanti.