O uso de produtos adequados ao tipo de cabelo, a frequência de lavagens e até mesmo o corte são fatores determinantes
Texto Isabela Leal | Foto: Shutterstock | Adaptação web: Estela Lopes
Manter a progressiva bonita por mais tempo? Queremos! Quem não quer? E o melhor: é mais fácil do que parece. “Só depende de alguns cuidados no dia a dia: o uso de produtos adequados ao tipo de cabelo, a frequência certa de lavagens e até mesmo o momento correto do corte são fatores determinantes”, destaca Hasami Futigami, cabeleireira do salão Jacques Janinedo Hotel Hilton, de São Paulo (SP). A seguir, a expert dá quatro dicas fundamentais para prolongar a vida útil e saudável dos fios retos.
LAVE COM MODERAÇÃO
Quanto mais lavagens, menos duradoura será a progressiva. O ideal é higienizar os fios a cada dois dias. O xampu correto também é importante, nesse caso, para cabelo quimicamente tratado. Sendo assim, por isso, o ideal é buscar produtos para esta finalidade. Depois, alternar com cosméticos que mantenham a maciez e a emoliência do fio como condicionadores, máscaras e óleos. Se for necessário, para conter a oleosidade e o odor, pode utilizar um xampu a seco.
HIDRATAR É PRECISO
A hidratação deve ser feita para manter a emoliência e a beleza dos cabelos, com produtos à base de macadâmia e outros óleos essenciais, como o de argan, por exemplo. No caso dos loiros, é interessante, além dos cuidados regulares que preservam o fio íntegro e mantêm as cutículas seladas, complementar com uma máscara específica para o tom também, já que é uma cor frágil. A mesma regra vale para as ruivas.
CORTE CERTO
É muito comum mulheres optarem por não cortar os cabelos ou fazê-lo antes da progressiva. Mas o ideal é cortar logo depois do procedimento ou alguns dias depois que fizer o procedimento, pois assim se elimina o desgaste de danos mecânicos dos fios e a aparência fica renovada. Outro bônus: o corte deixa a progressiva mais natural, já que tira as “marcas” e o aspecto “espigado”.
ESQUEÇA A CHAPINHA
A melhor maneira de secar o cabelo com progressiva é utilizar um protetor térmico para cabelos quimicamente tratados. Em seguida, aplique um reparador de pontas para aumentar a resistência dessa região. Evite o uso contínuo do aparelho, pois compromete a emoliência e a elasticidade — ou seja, enquanto o secador remove cerca de 60% da água interna do fio, a chapinha enxuga 80%, contribuindo para o aspecto mais opaco e enrijecido.
Quer saber mais sobre como cuidar do seu cabelo? Assine nossa revista e a receba mensalmente.
- Segredo das famosas
- Famosas da Capa
Dieta- Treino localizado
- Treino aeróbico
- Treino para flexibilidade
- Treino sob medida
- Treino na academia
- Treino das Famosas
Cabelo- De visual novo
Beleza- Make
- Esmalte
Corpo e Rosto