Com o ar seco do inverno, o cabelo pode sofrer diversos danos. Hairstylist dá dicas de como evitar o ressecamento dos fios na época mais fria do ano

Por Nathália Henrique

Como evitar o ressecamento do cabelo no inverno 

Foto: Danilo Borges

O tempo seco do inverno traz sérios danos aos cabelos, como o ressecamento, falta de brilho, pontas duplas, entre outros. Por isso, nesta época do ano, os fios precisam de atenção e cuidados redobrados.

A hairstylist e visagista, Patrícia Carvalho, ensina como combater os efeitos nocivos da estação. “Mesmo durante o inverno deve-se higienizar ou lavar os cabelos no mínimo 03 vezes por semana, pois a oleosidade e o calor do corpo podem trazer disfunções, tais como: queda, seborreia, caspa, entre outras”.

Ainda segundo a profissional, outra dica para os cabelos com frizz e falta de brilho, é usar finalizadores proteicos, leitosos e óleos com nanotecnologia, esses produtos vão garantir que as escamas ou cutículas fiquem alinhadas, refletindo o brilho desejado. 

Patrícia também diz que, para revitalizar os fios, devemos optar por uma cauterização lipídica. “Ela devolve todo o brilho e suavidade aos cabelos que sofrem com as agressões da química, da chapinha e do secador”, completa. 

Dica: Tenha cuidado com as cauterizações. O verdadeiro tratamento não altera a forma dos fios. Sua função é alinhar, tratar e hidratar, não deixá-los lisos. Caso isso ocorra, o tratamento utilizado não foi cauterização, mas sim um processo semi-definitivo, ou efeito progressivo. Não caia nessa!

*Agradecimentos: Studio Patrícia Carvalho.