Saiba como cuidar do couro cabeludo e evite ter cabelos oleosos

Texto Bárbara Rossi | Realização Tomaz Souza Pinto | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Couro cabeludo

Couro cabeludo saudável deixa os cabelos mais bonitos

Foto: Danilo Borges

Um couro cabeludo nutrido e saudável faz toda a diferença para ter o cabelo dos sonhos. Conheça a forma correta de tratá-lo e garanta fios bonitos, fortes e macios

Você investe em produtos, tratamentos, segue todas as dicas de cuidado com o cabelo e, mesmo assim, não consegue as madeixas que sempre quis? Então, dê mais atenção ao seu couro cabeludo. Isso porque, se não estiver preservado, ele não consegue fornecer nutrientes para que as fibras capilares nasçam saudáveis.

“As glândulas sebáceas e sudoríparas da regiäo precisam funcionar de maneira equilibrada para ajudar no crescimento do cabelo”, explica Inaê Cavalcanti, dermatologista do DOM Medicina Personalizada (SP). Oleosidade excessiva, ressecamento, coceira, caspa e queda dos fios são os principais sintomas do descaso com o couro cabeludo. Quer se livrar ou prevenir o aparecimento deles? A gente ensina a seguir.

Hábitos certeiros

No decorrer do dia, sujeira, poluição e resíduos de produtos se acumulam na raiz, prejudicando a saúde do couro cabeludo. Por isso, a limpeza benfeita é crucial. “No banho, enxágue o cabelo até eliminar completamente quaisquer resquícios de xampu, condicionador ou máscara, que podem obstruir os poros, atrapalhando a nutrição dos fios”, alerta Wagner Lisboa, hairstylist e tricologista do Club Capelli (RJ).

Evite também banhos quentes, que ativam as glândulas sebáceas e aumentam a produção de oleosidade, e escolha cosméticos adequados ao seu tipo. “O ideal é lavar em dias alternados. Dessa forma, preserva-se o manto hidrolipídico, uma gordura natural que protege a haste capilar”, comenta Isabel Martinez, dermatologista (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 316