Só quem é dona de cabelos enrolados sabe o quanto é difícil cuidar dos fios. Conheça 4 hábitos errados que podem prejudicar, e muito, os seus cachos!

Texto: Luciana Hruby | Adaptação: Nathália Henrique

4 erros que prejudicam os cabelos enrolados

Foto: Danilo Borges

1. Lavá-los todos os dias

Os detergentes dos xampus ea água quente do chuveiro levam embora a oleosidade natural do couro cabeludo, dificultando ainda mais que ela lubrifique toda a extensão dos fios. O ideal é lavar a cabeça a cada dois ou três dias e preferir xampus sem sulfatos, que são hidratantes e menos agressivos.

2. Não usar leave-in ou creme para pentear

Naturalmente mais secos por seu formato em espiral, os cachos precisam de hidratação constante para não se tornarem rebeldes, volumosos em excesso e cheios de frizz. Depois de lavar e condicionar os fios, já com o chuveiro desligado, espalhe um pouco de leave-in ou creme para pentear em todo o comprimento, e use um pente com dentes largos e espaçados para desembaraçá-los ainda molhados.

3. Não procurar um especialista no assunto para cortá-los

A experiência ou a falta delanesse tipo de fio faz toda a diferença. Um bom cabeleireiro para madeixas cacheadas sabe, por exemplo, que elas precisam estar secas na hora do corte para que não fiquem curtas demais. Quando úmidas, elas não apresentam o tamanho e a forma reais.

4. Tentar desfazer um nó com pente ou escova

Bateu um vento e o cabelo embaraçou? Usar um dos acessórios acima só piora a situação. O melhor é passar um pouco de condicionador na mecha com nó, segurá-la com uma das mãos e separar os fios emaranhados com a outra, delicadamente. 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 313