Se você é morena é já decidiu pintar seu cabelo de loiro, siga dicas de cabeleireiros para conseguir a cor sem estragar os fios

Por Nathália Henrique

Saiba quais são os cuidados na hora de mudar a cor dos fios

Foto: Christian Parente

Será que é das loiras que eles gostam mais mesmo? A pergunta pode permanecer sem resposta, mas é comum encontrarmos morenas que pintam os fios e ficam loiríssimas. Mas cuidar do cabelo tingido requer muitos cuidados e paciência. Cabeleireiros dão dicas de como chegar na cor desejada sem estragar as madeixas. 

A cabeleireira Nilcéia Rocha, do salão que leva seu nome, orienta sobre o primeiro cuidado na hora de realizar a mudança: “O primeiro passo é avaliar a saúde e o estado dos fios. Quem tem cabelo ressecado precisa fazer algumas hidratações para reconstruir a fibra capilar, antes de passar por um processo agressivo que é a descoloração”.

A dica da cabeleireira Margareth Soares, do Werner Coiffeur, é para quem usa químicas mais fortes, como alisamento ou relaxamento ter cuidado redobrado. “Peço para minhas clientes fazerem uma pausa de pelo menos um mês entre o alisamento e a descoloração”, diz a hairstylist.

A craque Sonia Nesi, hairstylist e consultora do Sonia Nesi, alerta que talvez sejam necessárias várias sessões até conquistar o platinado desejado. O resultado vai depender da pigmentação natural dos fios e da sua estrutura. “Sempre faço um teste de mecha antes de aplicar o produto. Os fios mais finos reagem mais rápido, só que precisam de tratamento pós coloração do que os mais grossos. A descoloração fragiliza a fibra capilar e afina os fios”, alerta ela.

Para Bruno Moura, hairstylist da Ophicina do Cabelo, a primeira coisa que deve ser feita é uma avaliação no estado dos fios. “Cabelos ressecados e porosos precisam passar por hidratações que reconstruam a fibra capilar antes de um processo agressivo como a descoloração”. Quem usa coloração precisará fazer decapagem. “O ideal é que a descoloração seja feita depois de alguns dias, para que os cabelos possam se recuperar. Talvez sejam necessárias diversas sessões até conquistar o platinado desejado, porque o resultado final depende da estrutura e de sua pigmentação natural”, orienta Bruno.

Para Raphaella Bahia, do Studio Longevitá, na hora de pintar os cabelos o mais importante é não esquecer das sobrancelhas. “Muitas mulheres pintam os fios e esquecem de tonalizar as sobrancelhas. Elas devem sempre ficar um tom acima da cor dos fios para se sobressaírem da maneira correta”, explica ela.