Após a tintura, os cabelos merecem uma atenção especial para a coloração durar mais tempo e até mesmo para evitar que os fios fiquem quebradiços

Reportagem: Caroline Sarmento

cabelos-pos-quimica

Cuide melhor dos cabelos depois de aplicar química nos fios
Foto: Felipe Lessa (Abá Mgt)

Pintar os cabelos é uma tarefa que exige atenção. Depois da tintura, os fios precisam de retoques, mesmo que sejam feitos em casa, além das hidratações semanais. “Sempre que possível, hidrate as madeixas uma vez por semana. O ideal é hidratá-los também após a coloração para evitar o desbotamento da cor nova nos cabelos”, indica Célio Rocha, cabeleireiro da Maison Payot (SP).

De acordo com Rocha, o uso de condicionadores e xampus errados faz parte dos hábitos que podem prejudicar a nova cor dos cabelos. “Por exemplo, os xampus de limpeza profunda têm pH alto, facilitando a despigmentação dos cabelos, portanto não devem ser usados no dia a dia”, aponta.

Para quem não sabe, o pH é o símbolo dado para potencial hidrogeniônico de uma solução química, indicando os níveis de acidez da composição. Quanto mais alto é o nível de pH do xampu, mais ácido o produto será, assim como a atuação na despigmentação dos cabelos.

Por exemplo, os xampus antirresíduos não devem ser usados em cabelos com tintura. O pH destes produtos é muito alto e aumenta também a despigmentação da tinta.

Por isso, confie nos produtos que são indicados para cabelos quimicamente tratados, ou xampus e condicionadores pós-química. “Estes tipos auxiliam na tonalidade dos fios, além de prolongar o brilho e oferecerem um bom toque sedoso e macio”, acrescenta Rocha.

Prolongue a cor dos cabelos

Segundo a expert no assunto, os cabelos com química ficam opacos por estarem com a estrutura externa danificada. “Normalmente, os fios com tintura têm menos brilho e podem ficar com a sensação de serem mais grossos. Isso ocorre porque as madeixas ficam mais ásperas”, explica o cabeleireiro.

Com a hidratação, os fios se reestruturam, ficam mais fortes e com brilho. Outra preocupação é o retoque de raiz que deve ser seguido à risca. O expert explica que em primeiro lugar é preciso retocar as madeixas a cada 20 ou 30 dias. “No caso das loiras, o intervalo de tempo é mais curto. O indicado nestes casos é retocar a raiz a cada 15 dias no máximo. Desta maneira, a cor dos fios estará sempre radiante e bonita”, afirma.