A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso) e citrato (em falta). Saiba como evitar o problema!
*Por Eduardo Magalhães
![]() |
A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso) e citrato (em falta) / Foto Shutterstock |
O que faz surgir pedra no rim? Dá para evitar mudando a alimentação?
A causa mais comum de cálculo renal é o desequilíbrio entre os sais oxalato (em excesso) e citrato (em falta). A saída é evitar alimentos e bebidas ricos em oxalato (como chá mate, aspargo, beterraba, pimentão verde, tomate e espinafre) e diminuir o consumo de sal refinado, cafeína e fontes de proteína animal. Em contrapartida, aumente a ingestão de fontes de citrato, como frutas cítricas (com exceção da laranja, que aumenta o ácido úrico e pode precipitar o aparecimento das pedras) e chá verde.
Fontes de cálcio (brócolis, gergelim e sardinha) e potássio (água de coco, melão e inhame) também são aliadas. Mas a medida mais importante e fácil de seguir no dia a dia: beber bastante água – pelo menos 2 litros por dia.
*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.
Mande suas dúvidas para [email protected] !
Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!
- Segredo das famosas
- Famosas da Capa
Dieta- Treino localizado
- Treino aeróbico
- Treino para flexibilidade
- Treino sob medida
- Treino na academia
- Treino das Famosas
Cabelo- De visual novo
Beleza- Make
- Esmalte
Corpo e Rosto