Dormir com os cabelos molhados faz mal para a saúde capilar, sim! Veja o motivo e dicas para cuidar melhor da saúde dos fios

Reportagem: Caroline Sarmento

cabelo

Saiba que prender e molhar os cabelos sem lavá-los,
pode prejudicar a saúde dos fios

Foto: Danilo Borges

Sim! Dormir com os cabelos molhados faz mal para a saúde capilar. Na retenção de água no couro cabeludo, há a proliferação de fungos e bactérias, que não fazem nada bem aos cabelos. Esses problemas podem aumentar a queda dos fios, deixar as madeixas mais oleosas e quebradiças.

Durante o sono, o metabolismo fica mais lento, fazendo com que os fios demorem mais ainda para secar, mesmo se os cabelos estiverem presos.

Vale ressaltar que o hábito de molhar os cabelos sem lavá-los enfraquece os fios e propicia o aparecimento de futuras patologias, além de desidratar as madeixas

Qual é a frequência necessária para lavar os cabelos?

Está permitido lavar os cabelos todos os dias. A lavagem diária dos fios é indicada para quem sofre de queda capilar, ou alopecia androgenética (muita produção de sebo). Mas, vale levar em consideração que os cabelos quimicamente tratados são mais sensíveis ao uso de água, portanto, podem ter sua higienização em dias alternados e no máximo de dois em dois dias

Lavagem em fios com química:

Um cabelo que recebe com frequência qualquer tipo de química seja de oxidação (colorações, descolorações) ou redução (escovas progressivas, alisamentos, relaxamentos) devem ser muito bem lavados e hidratados, a cada ato de higienização.  Dependendo do estado dos cabelos, o uso de ativos com um poder maior de hidratação, deve ser utilizado com frequência.

Cuidados com o xampu

Cabelos mais ralos e finos, necessitam de uma quantidade menor de xampu, consequentemente, cabelos oleosos e couros seborréicos, necessitam de duas aplicações do mesmo produto para remoção da oleosidade

Na primeira aplicação do xampu, a tendência é fazer pouca espuma. Deixe a abundância para a segunda aplicação, antes do condicionador. 

Vale ressaltar que o cosmético que é seu aliado hoje, poderá não funcionar no próximo mês. A limpeza e hidratação depende também da situação atual dos cabelos. A escolha do xampu ou condicionador deve ser feita de acordo com o tipo de cabelo e também deve ser levado em consideração a química que nele foi aplicada.

 

Cuidado ao hidratar as madeixas!

Ao hidratar os fios, procure aplicar o produto longe do couro cabeludo, respeitando alguns poucos centímetros do mesmo. A renovação celular é realizada com ativos e produtos para esta finalidade e devem ser orientada por um  profissional. O uso indevido de ativos esfoliantes pode provocar lesões no couro cabeludo.

O hábito de massagear o couro cabeludo, para ativar a circulação é válido, porém deve ser indicado na hora certa. Evite massagear muito o couro cabeludo, se o mesmo já  apresentar  uma hiperprodução de sebo. A massagem, nesta hora, poderá despertar a glândula a produzir mais sebo. Deixe as massagens para serem orientadas por profissionais.

*Dúvida respondida pela terapeuta capilar Sheila Bellotti (RJ).

Tem alguma dúvida? Envie para [email protected] Se selecionada, sua dúvida pode ser respondida por nossos especialistas.