Estou pensando em praticar corrida, mas tenho medo de prejudicar meus joelhos. Procede? Confia a resposta do especialista

Texto Carolina Caprioli | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

corrida

Especialista explica se a corrida pode prejudicar os joelhos

Foto: Shutterstock

Estou pensando em praticar corrida, mas tenho medo de prejudicar meus joelhos. Procede? 

Começar a correr e quem sabe disputar uma maratona. Se isso já passou pela sua cabeça, mas você é iniciante ou intermediária em atividade física, precisa ir devagar.

“As mulheres têm chances maiores de lesionar as articulações devido à tendência ao geno valgo, ou mais conhecido como joelho em X. Eles são mais próximos um do outro”, explica Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte (SP).

Está decidida e vai encarar o desafio? Faça uma avaliação médica prévia para detectar fatores predisponentes, realize exercícios específicos para fortalecer a musculatura dos membros inferiores (como musculação), capriche nos alongamentos durante os intervalos dos treinos e siga as orientações do seu treinador antes de sair correndo por aí, sozinha. Essas precauções minimizarão os riscos de lesão, que pode fazer que você precise abandonar a pista para fazer um tratamento ou, em casos mais graves, até uma cirurgia.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 313