Você sabia que a má postura pode se uma das principais causas das lesões no quadril? Não? Pois é, e algumas modalidades esportivas também podem contribuir para ocasioná-las, devido aos desequilíbrios musculares, em consequência da sobrecarga na região lombar. Saiba mais!

Por Kelly Miyazato

Ao sentir dores na região lombar, procure a ajuda de um especialista
para evitar as indesejáveis lesões no quadril  
Foto: Shutterstock

Embora sejam mais comum em atletas, as lesões no quadril podem se desenvolver em qualquer pessoa. O que contribui para a incidência é o nível de uso do quadril. Segundo Helder Montenegro,  fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC), alguns esportes, como a corrida, o futebol e o tênis, por exemplo, exigem mais intensidade de movimento. 

 “A má postura é uma das principais causas de lesões no quadril,  por ocasionar desequilíbrios musculares, sobrecarrega a lombar. A dor pode irradiar para a coxa, joelho ou virilha. As mais comuns são bursite, tendinite, artrite, estiramentos musculares e contusões“, explica.



*Agradecimentos ao  Helder Montenegro,  fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).