*Por Eduardo Magalhães 

Qualquer um pode tomar polivitamínicos, mesmo sem prescrição?

Não se deve tomar qualquer medicação, mesmo sendo vitaminas e minerais, sem uma devida orientação profissional, pois tanto a deficiência quanto o excesso de algum nutriente pode acarretar distúrbios no organismo. Então é necessário saber exatamente qual nutriente precisa ser suprido e em qual concentração.

Às vezes, pode haver uma alteração no hemograma, com hemoglobina e eritrócitos baixos, que não tem relação com deficiência de ferro, e, sim, de zinco e vitaminas do complexo B, e isso um leigo não sabe identificar.

O problema de consumir um desses multivitamínicos prontos é que além de não serem personalizados, não possuem concentrações adequadas de micronutrientes, e estes são ligados a sais de difícil absorção, sendo boa parte deles eliminada na urina, e que ainda podem gerar desequilíbrios metabólicos, como no caso dos carbonatos, que estão associados a problemas cardíacos.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

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*Por Chico Salgado

Alternar caminhada com corrida emagrece mais?

Não necessariamente. Se você correr continuamente de forma intensa, irá estimular um maior gasto calórico. Mas nem todas as pessoas conseguem manter esse esforço no nível alto. Nesses casos, se ela conseguir impor mais intensidade aos treinos alternando caminhada com corrida, o treino intervalado pode ser mais interessante. O importante é sempre ter um professor para orientá-la.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat



Por que não devemos aquecer o azeite?

É muito simples: ele perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180°C.Para aproveitar todos os nutrientes, como a vitamina E, os compostos fenólicos, os fitoesteróis e o ácido oleico, consuma-o frio.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado



É normal ficar sem pique na corrida no verão?

A temperatura ambiente mexe muito com a nossa pressão arterial, pois o sistema corporal reage para regular e manter a temperatura saudável.  Com o calor, o organismo se esforça o dobro para que isso ocorra. Então, o cansaço se manifesta mais rapidamente  até pela desidratação precoce causada pelo excesso de suor.

A melhor alternativa é correr logo ao amanhecer ou no comecinho da noite, momento em que o clima costuma ser mais ameno.  Além disso, é importante se hidratar bem.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Antes do treino, aposto em uma porção de amendoim torrado sem pele e duas vezes por semana, lanço mão do suco verde. Posso manter essas opções no cardápio para auxiliar no ganho de massa muscular?

Sim! Mas se quiser dar uma mudada no menu de vez em quando, varie o amendoim com outras fontes de gordura boa, como algumas colheres de abacate, um punhado de amêndoas ou pedaços de coco seco. Já no suco verde, experimente usar ingredientes com um baixo teor de carboidratos, como o limão ou o maracujá batido com folhas verdes, cúrcuma e gengibre.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Eduardo Magalhães

A sardinha em lata tem os mesmos benefícios da versão in natura?

As duas versões são boas fontes de vitamina D e ômega 3 e previnem hipertensão arterial e doenças cardiovasculares,  mas a sardinha costuma fugir de águas contaminadas, como pelo metal tóxico mercúrio, por exemplo, sendo um peixe mais “limpo” que a maioria. Porém ao ser enlatada, ela é exposta a outro metal tóxico, o alumínio, que traz diversos males à saúde, como Alzheimer e câncer de mama. Uma dica: opte pelas conservadas em óleos e não em água, pois as toxinas têm afinidade pelas gorduras, migrando do peixe para o óleo.

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*Por Eduardo Magalhães

comer-banana

O consumo de banana alivia a tpm?

Ela pode, sim, amenizar os sintomas comuns desse período, mas sempre dentro de um contexto alimentar mais amplo, pois não adianta comer a fruta e continuar ingerindo itens que aumentam processos inflamatórios, como os feitos à base de trigo e grãos refinados, álcool, industrializados, embutidos, laticínios de leite de vaca, etc.

Alimentos ricos em aminoácido triptofano, como a banana (e também tâmaras, nozes e abacate), atuam na formação do neurotransmissor serotonina, que ajuda bastante a suavizar os sintomas de irritabilidade, choro fácil e compulsões por doces, típicos dessa fase.

Para que isso aconteça, contudo, é importante a presença de vitaminas e minerais encontrados em frutas, verduras, algas e vegetais verde-escuros. Chá da folha de framboesa e peixes ricos em ômega 3, como sardinha, truta e atum, sementes de chia e linhaça, e as oleaginosas, também são eficientes no combate aos indesejáveis sintomas físicos e psicológicos que antecedem a menstruação.

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*Por Patrícia Davidson Haiat



Pão de forma integral ou tapioca, qual a melhor opção para emagrecer?

Ambos são fonte de carboidrato. Ou seja, se consumidos em excesso, não só não contribuempara o emagrecimento como podem fazer a balança pesar mais ainda. 

Se você tiver que escolher um, vá de tapioca, pois não contém trigo, o que gera uma inflamação corporal menor (a obesidade nada mais é que uma doença inflamatória). E não se esqueça de recheá-la com ingredientes proteicos para garantir a saciedade, como frango desfiado ou atum.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

Atividade física ajuda a quem tem insônia?

O distúrbio do sono pode ser causado por estresse e ansiedade. Então, com certeza a atividade física ajuda a descarregar as energias físicas e psicológicas que estão acumuladas.

Ajustar a alimentação também é fundamental, pois muitas vezes o mal está relacionado a carências nutricionais. Além disso, a praticante deve escolher uma modalidade com a qual se identifique e não vire mais um martírio em sua rotina exaustiva. Equilíbrio é a palavra de ordem!

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*Por Chico Salgado

Elíptico faz ganhar massa muscular

Esse aparelho, também conhecido como transport, é utilizado para simular caminhadas e corridas.  Ele não é o mais adequado para quem está querendo aumentar os músculos por ser de predominância aeróbica, mesmo com carga.

O uso do peso pode favorecer o tônus muscular, porém, para ganhos significativos de massa muscular, o mais indicado é a musculação ou outros treinamentos de força.

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*Por Patrícia Davidson Haiat



Dá para suplementar vitaminas e minerais sem consultar um especialista?

Não, pois somente um especialista consegue fazer a suplementação ideal para cada pessoa. Isso porque ele avalia a composição corporal, os hábitos alimentares, os exames realizados, a rotina e as necessidades individuais de cada pessoa. Além disso, certos suplementos, quando adquiridos sem a recomendação de um profissional, podem levar à intoxicação.

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*Por Eduardo Magalhães



É verdade que comida japonesa é muito calórica?

Sim, por conta do arroz, que tem açúcar, e as farinhas e óleos das frituras. O shoyu deveria ser evitado, por conter realçadores de sabor (glutamato monossódico), que danificam o centro da regulação do apetite, aumentando a sensação de fome. Mas existem versões desse molho sem essas substâncias, para saber basta ler o rótulo.

Uma dica para reduzir as calorias seria começar pelo missoshiro (sopa de missô) e pelos cogumelos, ambos ricos em fibras e proteínas que aumentam a saciedade com poucas calorias; preferir os sashimis e evitar os rodízios.

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*Por Patrícia Davidson Haiat



Qual o jeito certo de praticar o jejum intermitente

O método se caracteriza por um plano alimentar com períodos de privação, mas sem um padrão determinado de quando a pessoa deve ficar sem comer. O ideal é consultar um profissional que defina, com você, os melhores horários e dias para usar a técnica.

Muita gente opta por praticar o jejum durante a noite. Nesse caso, jantam mais cedo   por volta das 18h – e ficam até o dia seguinte sem ingerir nenhum alimento, completando 12 ou até 16 horas de jejum.

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*Por Patrícia Davidson Haiat

Beber durante as refeições engorda?

Sim. A grande questão aqui está relacionada a dois fatores importantes: o primeiro deles é o fato de que ingerir bebidas durante o almoço ou o jantar prejudica a digestão, pois o líquido atrapalha a ação dos ácidos presentes no estômago, responsáveis por quebrar os alimentos para que eles sejam mais bem absorvidos. O segundo está relacionado à falsa impressão de que não estamos saciadas causada pelo consumo de líquidos durante a refeição. Aí você acaba comendo mais sem perceber.

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*Por Chico Salgado 



Posso treinar durante a menstruação?

O exercício no período menstrual deve ser mais leve por dois motivos. O primeiro é que a mulher está em uma fase hormonal que dificulta a recuperação. Por isso, o treino muito intenso pode ser prejudicial.

Em segundo lugar, elas sofrem uma anemia fisiológica – causada pela perda de sangue –, e isso também as deixa mais fracas, e o organismo tem um menor aporte de nutrientes que são necessários para um bom desempenho. Então, é importante periodizar o treino com o acompanhamento de um profissional, principalmente se o foco for competitivo.

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*Por Eduardo Magalhães



Beber água com gás com frequência faz mal?

Vários estudos apontam benefícios em relação à saciedade, por causar uma discreta dilatação no estômago, assim como na melhora dos quadros de indigestão e constipação, porém quando consumida moderadamente. Em excesso, pode gerar desconforto digestivo, principalmente em portadores da síndrome do intestino irritável.

Não recomendaria como principal fonte de hidratação por ser uma bebida de pH mais ácido,  com tendência a conter mais alumínio (as de garrafas de plástico), além de poder levar a distúrbios hidroeletrolíticos [desequilíbrio entre os eletrólitos (potássio, sódio, cálcio e cloro) do corpo, comprometendo algumas funções orgânicas, já que essa água contém muito potássio.

Sem dúvida, ela é infinitamente melhor que as demais bebidas gaseificadas, e não seria uma má estratégia utilizá-la com frequência por um tempo, no intuito de parar com os refrigerantes, por exemplo.

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*Por Chico Salgado



Quanto tempo devo esperar para praticar exercícios após as refeições?

Isso depende da quantidade de alimentos que você consumiu no pré-treino e da atividade que será praticada. O ideal é comer no intervalo entre meia hora e uma hora e meia antes do treino para evitar que o fluxo sanguíneo seja desviado do músculo para o aparelho gástrico, o que pode comprometer o desempenho. Em geral, para qualquer tipo de exercício, um lanche leve feito uma hora antes é o recomendado.

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Beber durante as refeições engorda?

Sim. A grande questão aqui está relacionada a dois fatores importantes: o primeiro deles é o fato de que ingerir bebidas durante o almoço ou o jantar prejudica a digestão, pois o líquido atrapalha a ação dos ácidos presentes no estômago, responsáveis por quebrar os alimentos para que eles sejam mais bem absorvidos. O segundo está relacionado à falsa impressão de que não estamos saciadas causada pelo consumo de líquidos durante a refeição. Aí você acaba comendo mais sem perceber.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Eduardo Magalhães



Consumir carboidrato à noite engorda ou é mito? O horário faz diferença?

Depende. Antes, é preciso esclarecer que todos os vegetais também são carboidratos, e não apenas aqueles considerados simples, como massas, grãos refinados, cereais matinais e pães. Claro que estes favorecem o ganho de peso, mas não apenas se consumidos à noite.

Na verdade, pela manhã é quando temos uma maior tendência à elevação da insulina, uma das principais responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo, cuja liberação está diretamente relacionada ao consumo dos carboidratos de carga glicêmica elevada. Então, o pão francês ou mesmo uma tapioca no café da manhã não são uma boa estratégia para quem deseja se livrar de uns quilinhos. Por outro lado, os carboidratos complexos, como batata-doce, quinoa, leguminosas, etc., são fundamentais para a produção do butirato, nutriente importante para a queima de gordura, mesmo se consumidos no jantar.

Mas existem outros fatores relacionados aos efeitos dos alimentos no organismo, como o genético, por exemplo, que precisam ser avaliados caso a caso por um profissional da área, para então ser traçada uma estratégia de emagrecimento para cada um.

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*Por Chico Salgado

Correr descalço: sim ou não?

Por mais que algumas pessoas sejam adeptas dessa tendência, atualmente, com a evolução da indústria esportiva, foram criados vários modelos de tênis que ajudam a amortecer o impacto da corrida, protegendo as articulações.

A nossa anatomia corporal não está preparada para lidar com fatores como asfalto, peso, subida... Por isso, correr descalça pode acabar gerando uma lesão, principalmente na face plantar (sola do pé). Para quem quer se arriscar a correr descalço na praia, aconselho a correr sem tênis apenas na areia fofa.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Beber água com limão de manhã faz bem para a saúde?

Sim, afinal a fruta é rica em vitamina C e antioxidantes, o que auxilia no processo de desintoxicação do organismo e na digestão. Então, para zelar pelas curvas e pela saúde, inicie seu dia com essa combinação.

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*Por Chico Salgado



O horário do treino interfere no resultado?

Não, desde que o sono não seja prejudicado. O que existe são vantagens e desvantagens de se treinar em um determinado período em relação ao outro.

De manhã o corpo e a mente estão mais relaxados e o treino dá disposição para enfrentar o dia de trabalho. No entanto, é preciso acordar cedo e nem todo mundo gosta. À noite, você libera todo o estresse, mas o rendimento pode ser menor por seu corpo estar mais cansado.

O importante é escolher um horário em que você possa fazer disso um hábito e respeitar os seus limites.

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Dá para comer queijo amarelo sem engordar?

Em geral, as versões amarelas possuem mais colesterol e gordura quando comparadas às brancas. Apesar disso, dá para consumir esse tipo de queijo sem que isso comprometa o peso corporal.

O segredo está em controlar a quantidade. Se o pedaço de queijo fizer parte de um menu saudável, então está liberado.

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*Por Chico Salgado

Os seios podem reduzir com a prática de exercícios físicos?

Sim, as mamas são compostas basicamente por tecido adiposo (gordura). O emagrecimento na mulher costuma provocar também a redução do tamanho dos seios, como consequência.

Lembrando que não existe treino específico para queimar gordura localizada. A perda de peso é o resultado de uma restrição alimentar aliada ao treinamento com estímulos adequados para o gasto calórico.

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Chocolate amargo ou com mais de 70% de cacau previne problemas cardíacos?

São vários os estudos que apontam os benefícios do nutriente para a saúde cardiovascular, mostrandoredução da resistência à insulina e da pressão arterial, importantes parâmetros na prevenção de distúrbios do coração.

Isso se deve ao fato de o cacau possuir alto teor de flavonoides, compostos bioativos da classe dos polifenóis, com forte ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a inflamação no interior dos vasos sanguíneos.

O cacau possui o maior potencial antioxidante dentre todas as frutas, de acordo com o índice ORAC (indicador mais eficaz sobre a capacidade antioxidante de um alimento), quando consumido cru. Porém, se processado ou submetido a altas temperaturas, perde boa parte de suas boas propriedades.Portanto, melhor que ingerir chocolates seria consumir o próprio cacau na forma de pó ou flocos. Mas se preferir os tabletes, que seja no mínimo os de 70% cacau e não mais que 30 g ao dia.

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Preciso beber água durante a natação?

Qualquer atividade física que se prolongue por mais de uma hora precisa de hidratação. É sempre indicado beber de 300 ml a 500 ml de água, 30 minutos antes do treino.

Apesar de a pessoa não sentir o suor devido ao ambiente, o corpo perde líquidos. Então, é importante hidratar-se durante a natação,¬ ainda mais se estiver um dia quente. Siga a mesma recomendação de um copo de água a cada 20 a 30 minutos.

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