Além de turbinar o sistema imunológico, ela deixa a pele mais bonita. Conheça a seguir os benefícios da vitamina C e saiba como não usá-la em excesso

Texto Daniel Navas | Adaptação Ana Araujo

Benefícios da vitamina C

A vitamina C é cheia de benefícios, mas, em excesso, pode até causar cálculos renais

Foto: Pixabay

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, tem importante ação antioxidante. “Com essa função, ele combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de algumas doenças, como as cardiovasculares. Além disso, estimula a produção de colágeno na pele”, explica Karla Vilaça, nutricionista da Nutrenza Assessoria Nutricional, em São Paulo. Estudos têm apontado que a vitamina C ajuda a diminuir em 20% a duração do resfriado e também reduz pela metade o risco de contrair a doença. Tudo isso graças ao seu poder de fortalecer o sistema imunológico. Ela aumenta a produção de anticorpos, combatendo, ou até impedindo, com mais eficácia os resfriados.

Segundo Ana Paula Bazanelli, professora do curso de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, as mulheres não devem consumir mais de 75mg/dia de vitamina C. O excesso pode causar diarreia e cálculos renais. “O que acontece é que a suplementação em doses elevadas resulta em uma excreção excessiva de oxalatos na urina. O oxalato é o produto final do catabolismo da vitamina C, tendo um papel significativo na formação de cálculos renais”, esclarece. E para as corredoras de plantão, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte tem sugerido a ingestão entre 500 e 1.500 mg/dia para aumentar a ação antioxidante. “Porém, esses valores ainda têm gerado controvérsias e, assim, o uso deve ser apenas quando prescrito por profissionais qualificados, como médicos e nutricionistas”, alerta Ana Paula.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 325

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