Conversamos com um ginecologista para entender as causas do atraso menstrual. Veja os motivos que podem fazer menstruação atrasar e cuide-se

Texto Isadora Couto

Saiba mais sobre o atraso menstrual

Foto: Danilo Tanaka

O corpo feminino vive ciclos. Por isso, para muitas mulheres quando a menstruação atrasa um dia, é motivo de preocupação. A razão mais comum para esse acontecimento é bastante conhecido a gestação mas não é o único motivo pelo qual o corpo pode demorar para entrar “naqueles dias”.

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, da capital paulista, há muitas causas para que um atraso menstrual aconteça e todos demandam atenção especial, pois podem indicar problemas de saúde.
“Se a gravidez está descartada, algumas das principais causas de atraso menstrual são distúrbios hormonais  que podem ou não acontecer pelo uso de pílula anticoncepcional deficiência de ferro (desnutrição) e excesso de atividade física”, conta.

A maioria dos atrasos menstruais não tem outro sintoma e, até por isso a mulher deve conversar com seu médico para investigar sua causa.
Nas adolescentes de até 17 anos, aproximadamente, o atraso menstrual é bastante frequente. “É uma imaturidade do eixo menstrual. Elas podem ficar até seis meses sem a menstruação e devem procurar orientação profissional para descartar a Síndrome dos Ovários Policísticos, que podem causar esse atraso.” Já nas mulheres mais velhas, as falhas podem acontecer por conta da menopausa e aí ela vai menstruar em alguns meses e em outros não, por conta da falha também na produção hormonal. “Neste caso, ela terá outros sintomas associados, como as ondas de calor, diminuição da libido etc.”, conclui o médico.