Para manter o envelhecimento distante, o rosto não é o único que precisa estar em ordem, por isso invista em cuidados naquelas áreas que passam despercebidas. Veja a importância de cuidar do colo, pescoço e mãos

Texto Fabiana Gonçalves | Adaptação Isadora Couto

É importante cuidar do colo, pescoço e mãos

Foto: Danilo Borges

O colo, o pescoço e as mãos são as áreas que mais revelam a nossa idade real por um motivo bem simples: elas acabam ficando esquecidas nos cuidados diários. Como são expostas a todas as agressões possíveis, merecem atenção redobrada, assim como o seu rosto. E como você não vai querer chegar aos 30 anos com essas partes do corpo denunciando 50, vamos começar a cuidar delas a partir de já.

A nossa pele passa a envelhecer a partir dos 25, 30 anos, quando aparecem as primeiras linhas finas e uma leve perda da sustentação do tecido.“Esse trio não foge à regra e começa a colecionar mudanças na estrutura celular por gatilhos ambientais e por falta de blindagem natural”, explica Cláudia Marçal, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP).

Para Marcelo Bellini, dermatologista e membro das sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia (SP), a situação mais preocupante é que a quantidade de oleosidade natural nessas três regiões já é menor e isso faz que a capacidade de renovação celular também seja reduzida, se comparada ao rosto.

Outros fatores a considerar são o tabagismo e a poluição ambiental. Estudos mostram que esses fatores têm uma participação no envelhecimento da pele, mesmo sem ocorrência da exposição solar. Segundo Cyro Hirano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (RJ), nas mulheres, a situação fica mais crítica quando entram na menopausa.

O estrogênio deixa de ser produzido e, consequentemente, ocorre uma diminuição na produção do colágeno. “Como a pele das mãos é fina e pobre em anexos cutâneos, com o envelhecimento ocorre uma diminuição do subcutâneo e as veias se tornam mais aparentes, além de serem constantemente expostas ao sol, o que piora o foto envelhecimento”, alerta.

Revista Corpo a Corpo | Ed.295