Além de ajudar no emagrecimento, a modalidade traz inúmeros benefícios ao corpo e mente. Vem ver!

Texto Ana Carolina Gabriel | Foto Depositphotos

Você sabia que a prática da corrida pode ajudar no emagrecimento, alívio dos sintomas da TPM, além da redução da ansiedade? Conversamos com a atleta e professora do Colégio da Polícia Militar Unidade Itaquera, Marta Batista de Souza, que deu dicas imperdíveis para quem quer começar a correr. Confira! 

Quais são as dicas para quem quer começar a correr?

Para começar, é importante procurar um médico e fazer uma avaliação por ser um esporte que vai exigir do seu corpo, é necessário conhecer os seus limites e prevenir lesões.

É importante também escolher um bom lugar onde você vai começar a correr, o contato com a natureza é sensacional faz um bem enorme para alma e para o corpo.

A caminhada ou a corrida exige também uma alimentação mais saudável, seu corpo vai ter um gasto de energia maior.

Para um iniciante é necessário se preocupar mais com o tempo de corrida ou caminhada e não com os quilômetros alcançados.

Manter a respiração sempre equilibrada, fazer exercícios de fortalecimento, respeite seu corpo com intervalos de descanso e se possível procure orientação de um profissional de Educação Física.

Quais são os cuidados necessários para quem quer correr? 

É importante a escolha do tênis correto e apropriado para corrida ou caminhada, que seja confortável, usar roupas leves como shorts, leggins e regatas. Procure escolher horários pela manhã ou final da tarde.

Quais são os benefícios da corrida para a mente e o corpo?

Mais que um benefício para a sua saúde é ter mais qualidade de vida e comprometimento com a sua saúde mental e física.

Emagrecimento, aumento de força nas pernas, disposição, resistência, definição muscular, queima de gordura, alivia a TPM, melhora a qualidade do sono, a capacidade cognitiva, circulação sanguínea e reduz a ansiedade.

Qual alimentação é ideal para ter energia durante a corrida?

Procure alimentos saudáveis rico em fontes carboidratos para dar energia, frutas, pão integral, sucos naturais, geleia, aveia, proteína magra.

 A modalidade é indicada para quem?

Para todo tipo de público, homens, mulheres e crianças. Para quem é sedentário e está começando a fazer atividade física, a melhor opção é a caminhada leve, que tem uma intensidade menor e com o passar do tempo vai adquirindo um ritmo melhor passando a dar pequenos trotes e a correr.