Todo cuidado é pouco quando falamos de doenças oculares. Saiba como tratá-las antes de procurar um oftalmologista

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique

Saiba como tratar doenças oculares

Foto: Danilo Borges

Devido ao tempo seco, as doenças oculares costumam aumentar nesta época do ano. Por isso, saiba o que pode ser feito antes da consulta para evitar que o quadro se agrave.

Conjuntivite

Higienize os olhos com soro fisiológico e pingue colírios lubrificantes quatro vezes ao dia. Para evitar o contágio, separe seus objetos de uso pessoal e lave as mãos constantemente. Não deixe de marcar um especialista, pois a doença parece simples, mas algumas vezes deixa sequelas irreversíveis na visão.

Vermelidão

Use compressas de soro fisiológico gelado por dez minutos, quatro vezes ao dia. “Aplique também colírios lubrificantes”, recomenda Amaryllis Avakian, médica da clínica AACO (SP).

Terçol

Faça compressas de água morna com duração de dez minutos pelo menos quatro vezes ao dia.

Corpos Estranhos

Enxágue bem os olhos com água corrente, pois muitas vezes eles já saem espontaneamente. Nunca tente puxar com o dedo ou outros objetos, como pinças, pois você pode lesar a visão permanentemente. Se a sensação de desconforto persistir, procure um oftalmologista.

Queimaduras Oculares

Caso caia qualquer produto nos olhos acidentalmente, lave-os imediatamente e abundantemente por cerca de 15 minutos com água corrente ou soro fisiológico. Se o olho começar a ficar irritado ou dolorido, marque um especialista.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 308