Os miomas surgem, principalmente, em mulheres que estão na idade fértil e eles podem atrapalhar atrapalhar a fertilidade. Saiba como prevenir seu crescimento

Texto: Amanda Nicácio | Adaptação: Nathália Henrique

Saiba como prevenir o crescimento dos miomas

Foto: Danilo Borges

Não existe causa exata para o aparecimento dos miomas, porém sabemos que o crescimento dele ocorre por indução hormonal, principalmente pelo estrógeno. Também não existe prevenção, por isso é preciso realizar exames periodicamente. Busque um especialista, pois dependendo do tamanho e da quantidade de miomas, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Tomadas as devidas providências no consultório médico, o próximo passo é avaliar o seu estilo de vida: exercícios físicos regulares, controlar o estresse e cuidar do que você coloca no seu prato é fundamental.

Falando em alimentação, pesquisadores da Harvard Medical School criaram em 2009 a Dieta da Fertilidade, que substitui o consumo de carboidratos, doces e café por legumes, frutas e carnes magras, que fortalecem o organismo esão ricos em proteína globulina, que está ligada à síntese dos hormônios sexuais. Outro ponto importante para a mulher é a ingestão de ácido fólico, que deve começar no planejamento da gravidez, sob prescrição médica. “Ele garante a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê”, afirma Fabio Cabar, doutor em obstetrícia e ginecologia e especialista em reprodução humana (SP). Vitaminas E, C e zinco também colaboram com a fertilidade de ambos os sexos. Lembre-se: escolhas saudáveis, mais chances de aparecer do teste de gravidez dar positivo.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317