Sócias à frente de um novo empreendimento em São José dos Campos revelam as oportunidades que encontraram no mercado e que as levaram a pensar no próprio modelo de negócios

Texto Redação | Foto Divulgação 

Em função da grave crise econômica que o Brasil enfrenta, o número de empregos formais diminuiu nos últimos anos. Em 2017, foram encerrados 20,8 mil postos de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho. Por isso, profissionais bem qualificadas estão buscando alternativas como o empreendedorismo. Neste cenário, as mulheres se destacam ao procurar formas de conquistar sua renda própria indo a campo construir os seus próprios negócios no ramo da beleza, saúde e até mesmo alimentício. 

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA), o setor faturou, em 2018, R$656 bilhões (somadas as exportações e as vendas para o mercado interno), o que representa 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor representa um aumento de 2,08% em relação a 2017. Números que saltaram aos olhos das empresárias Camila Medici e Geisa Richetti, sócias da Mandí Cozinha Criativa.

Prestes a inaugurar em São José dos Campos, o negócio alia praticidade a uma alimentação saudável oferecendo seu cardápio nos principais estabelecimentos da região como academias, lanchonetes e cafés.Dentro do universo alimentício, o espaço dedicado à cozinha saudável vem ganhando cada vez mais público, segundo o administrador Leandro Henrique. “A crescente busca por alimentos naturais, orgânicos, livres de conservantes e outros aditivos químicos tem aumentado no Brasil. Estamos entre os cinco países que mais faturam e quem está liderando pequenos e grandes negócios deste segmento é o público feminino”, destaca o especialista. 

Para a empresária Geisa Richetti, a oportunidade que as mulheres têm em empreender na área só cresce, mas é importante estar atenta e buscar inovações. “Nossos produtos são inovadores, estudamos muito e criamos algo que fosse diferente. Acredito que empreender é isso: oferecer novas soluções a segmentos já existentes, sempre buscando aperfeiçoar suas criações”, comenta a sócia da Mandí Cozinha Criativa.