Nem sempre sua menstruação vem na data correta ou todo mês? Entenda por que isso acontece e por que o ciclo desregulado é um problema muito comum

Texto Natasha Franco | Edição Isabela Leal | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Ter o ciclo menstrual desregulado é um problema muito comum. E geralmente essa irregularidade menstrual é consequência de alterações hormonais. A principal causa é a falta de ovulação. “Mas outros fatores orgânicos podem levar a sangramentos anormais, como pólipos e miomas no interior do útero ou mesmo o câncer uterino”, explica Joji Ueno, doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor da Clínica GERA (SP). 

Nos casos de atrasos, as pacientes que apresentam ovários policísticos têm como sintoma a falta de ovulação e o aumento dos hormônios. O médico explica que essas características acarretam, por vezes, a supressão dos ciclos.

Para um diagnóstico adequado, é preciso consultar um ginecologista para que ele possa avaliar, por meio de exames específicos, a origem do problema. Uma vez descoberta a causa, o tratamento pode ser cirúrgico ou medicamentoso. Quando se excluem as patologias mencionadas, o uso de pílula anticoncepcional pode ser indicado.

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!