Organize os check-ups e chegue ao consultório com as perguntas certas para cada especialista

Texto: Cáren Nakashima | Adaptação: Nathália Henrique

Perguntas fundamentais ao fazer um check-up

Foto: Shutterstock

Cardiologista

Você precisa, sim, cuidar do seu coração o quanto antes, então, comece perguntando para o médico o que fazer para protegê-lo, de acordo com o seu histórico e estilo de vida”, orienta Bruno Valdigem, cardiologista (SP). Ele mostrará como seus hábitos podem contribuir na prevenção de doenças cardíacas.

Dermatologista

Se você tiver um problema aparente, ele irá orientá-la, mas você também precisa perguntar como prevenir os sinais de envelhecimento da pele. “O sol é o principal vilão da tez e, em longo prazo, com o excesso de exposição, surgem manchas e rugas que podem levar até ao desenvolvimento do câncer de pele”, explica Daniela Schmidt Pimentel, dermatologista (SP).

Endocrinologista

Não basta se olhar no espelho etirar conclusões para saber se o seu peso é ideal. Um expert precisa prescrever exames e fazer cálculos, como o IMC, cujo valor você descobre quando divide seu peso pela altura ao quadrado. O recomendado são os resultados entre 20 e 25, mas somente o médico pode avaliar. “É importante também perguntar ao endócrino sobre exames de tireoide e diabetes, já que são doenças silenciosas”, ensina Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo (SP).

Nutricionista

Eu estou me alimentando bem? Essa é a pergunta crucial. Se você não sabe a resposta, está na hora de mudar seus hábitos. “O nutricionista deve planejar cinco refeições ao dia, de três em três horas, incluindo frutas e vegetais e evitando gordura e açúcar, de maneira personalizada”, completa Luciana Rocha, funcional Chef da Well Be (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 313