Viver o aqui e agora é o preceito do mindfulness, técnica que ajuda a trabalhar ansiedade e está na boca de quem busca bem-estar. Conheça mais benefícios

Texto Vand Vieira e Giuliana Cury | Adaptação Ana Araujo

Mindfulness: o que é e benefícios

Mindfulness foca no aqui e agora para aumentar o bem-estar

Foto: Shutterstock

Mindfulness é uma técnica meditativa com origem na filosofia budista existente há milênios, mas foi a partir da metade dos anos 70 que começou a ganhar destaque em programas de desenvolvimento emocional, conhecidos como coaching. Andreia Rego, psicanalista e coach, do Rio de Janeiro, revela três dos principais benefícios dessa combinação que tem tudo para continuar superatual.

1. Aprender a viver intensamente

Focar no aqui e agora nos permite estar presentes e conscientes a todo momento. Ou seja, é a chave para aproveitarmos ao máximo cada segundo, favorecendo nossa agilidade e produtividade (leia-se mais tempo livre!), além da qualidade de nossas escolhas.

2. Trabalhar as sensações a favor do bem-estar

Acredita que até lavar a louça é terapêutico quando você está concentrada? A redução do estresse pode chegar até 27%, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Sinta o cheiro do detergente, a temperatura da água, as formas de cada prato ou copo, mas, acima de tudo, adote esse princípio para toda e qualquer atividade que fizer.

3. Manter as emoções sob controle

Como mindfulness e coaching envolvem uma boa dose de autoconhecimento, a ideia também é refletir sobre suas crenças e valores e descobrir a origem de algumas reações e atitudes – as negativas para que elas não se repitam e as positivas para valorizarmos o que somos e representamos, dando um chega pra lá na depressão e seus efeitos.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 328

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título