Você também cuida da pele do pescoço? Esses produtos prometem levantar, tratar rugas e hidratar essa área do corpo. Conheça-os!

Texto Thais Szëgo | Adaptação Ana Araujo

Gravidez pode ser fator de risco para doenças cardíacas

Cuidado: gravidez pode ser fator de risco para doenças cardíacas

Foto: Shutterstock

A gravidez pode ser considerada um fator de risco para a saúde do coração. “Esse é o maior teste de estresse do organismo”, diz Paula A. Johnson, diretora executiva do Connors Center for Women’s Health do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos. “O ganho de peso na gravidez e as flutuações hormonais colocam pressão sobre o corpo da mulher e qualquer tendência a doenças cardíacas tende a emergir nessa época”, explica a especialista. Estudos mostraram que gestantes que desenvolveram alguma complicação, como pré-eclâmpsia, tinham o risco dobrado de ter um ataque do coração ou um derrame mais tarde na sua vida. E aquelas que sofreram com diabetes gestacional apresentaram maior chance de desenvolver doenças cardíacas na meia-idade.

>> Grávidas que malham: conheça o treino para ficar ativa durante os nove meses

Uma forma de se proteger: volte a um peso saudável depois do parto e monitore a sua pressão sanguínea, colesterol e glicemia ao menos uma vez por ano. Além disso, informe seu médico sobre qualquer complicação que tenha tido em gestações anteriores. “A maioria das mulheres não sabe que tem um risco maior nessa fase”, alerta Paula. “As complicações metabólicas ou cardiovasculares ocorridas durante a gravidez, período em que há maior quantidade de sangue circulante e em geral se ganha mais peso do que o ideal, devem acender um sinal de alerta para a mulher, que deverá olhar a saúde cardiovascular e metabólica com cuidado redobrado”, afirma o cardiologista e especialista em medicina do esporte José Kawazoe Lazzoli, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 328

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título