Antes de engolir as lágrimas à seco, veja nossa lista com 5 benefícios que provam: chorar faz bem! Afinal, garotas grandes também choram, não é mesmo?

Texto Vand Vieira e Giuliana Cury | Adaptação Ana Araujo

Estudo comprova que chorar faz bem

Está liberado o chororô: chorar faz bem!

Foto: Shutterstock

Grandes garotas choram, sim! E ainda bem. Estudiosos da Universidade de Tilburg, na Holanda, provaram que chorar faz bem ao convocar 60 voluntários para assistirem aos filmes A Vida é Bela ou Sempre ao seu Lado, famosos por causarem o maior chororô na plateia, para analisar a influência do choro no humor. Após as sessões, as 28 pessoas que não seguraram a emoção apresentaram uma média de infelicidade maior em relação à turma dos durões. Mas, 90 minutos depois, o jogo virou porque, assim como elas, ao passar por esse vale de lágrimas você...

1. Se sente melhor consigo mesma

Inicialmente, pode até não parecer, mas extravasar é fundamental para acabar com a tensão e promover aquela sensação gostosa de alívio e bem-estar. Segundo Ad Vingerhoets, pesquisador da Universidade de Tilburg e especialista no assunto, o índice de melhoras significativas chega a 50%.

2. Fica calminha, calminha

“Os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios relacionados ao estresse, são restabelecidos e, progressivamente, recuperamos o controle ”, explica o neurologista Leandro Teles, de São Paulo.

3. Percebe uma conexão maior com as outras pessoas

Quando Paulo Borges compôs o verso “encosta sua cabecinha no meu ombro e chora”, provavelmente não imaginava a revolução que tal atitude provoca no organismo. “Isso gera uma sinergia que estimula a produção de ocitocina, hormônio associado ao acolhimento, sendo importante no combate à sensação de solidão”, afirma Leandro Teles. Vale lembrar que a ocitocina não trabalha sozinha e está atrelada à serotonina e à dopamina, responsáveis por uma explosão de paz interior.

4. Recebe uma dose extra de apoio e incentivo

Já reparou que em casamentos, funerais e outras situações, quando vemos alguém chorar, temos um sentimento de empatia? Pois é, essa vulnerabilidade faz surgir uma identificação quase automática, especialmente quando se trata de um ente querido. A partir disso, você terá a certeza do quanto as pessoas (até aquelas que nem imaginava) se importam com você

5. Mantém os olhos saudáveis

Caiu um cisco no meu olho nem sempre é desculpa. “As lágrimas mantêm os olhos saudáveis e lubrificados, ajudando a limpar as impurezas da estrutura ocular”, destaca o diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos Renato Neves, de São Paulo. Conheça dois tipos:

>> Lágrimas basais: toda vez que você pisca, elas são espalhadas pelas pálpebras para evitar que seus olhos fiquem ressecados e expostos a agentes externos.

>> Lágrimas de reflexo ou irritação: contêm um bactericida chamado lisozima, que protege o olho de infecções, eliminando as impurezas.

 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 326

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título