As contraes involuntrias e repetitivas na regio dos olhos so sinal de que algo no vai bem. Saiba por que isso ocorre com as pálpebras!

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Você já se perguntou qual o significado quando suas pálpebras tremem? Se sim, bem-vinda ao clube. As contrações involuntárias e repetitivas na região dos olhos são sinal de que algo não vai bem. 

“Há inúmeras causas para isso acontecer, que vão desde estresse, excesso de cafeína, fadiga, lesão ocular ou problema neurológico”, explica Rita de Cássia Lima Obeid, especialista em plástica ocular e vias lacrimais do Hospital CEMA, de São Paulo (SP).

Ele costuma ocorrer em decorrência de um excesso do organismo. Em situações-limite, o corpo libera hormônios, o que compromete o funcionamento muscular, entre eles, o dos músculos das pálpebras.

Mas não precisa sair correndo para fazer uma consulta com o médico toda vez que o desconforto se fizer presente. Espere alguns dias para ver se a frequência do tremor diminui e procure descansar. Se mesmo assim o sintoma persistir — e vier acompanhado de outros sinais,  como coceira e vermelhidão —, aí sim vale uma conversa com um especialista.  “A consulta é necessária quando o tremor começa a impedi-la de exercer as atividades diárias”, alerta Rita Obeid.

Para saber mais sobre saúde, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala