Pesquisa americana apontou que emoções positivas têm sido associadas a uma saúde melhor, longevidade e bem-estar. Confira algumas dicas para sempre se manter uma pessoa otimista!
Por Isabela Leal | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira
Um recente estudo da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que as emoções positivas têm sido associadas a uma saúde melhor, longevidade e bem-estar. Por outro lado, a raiva, a preocupação e a hostilidade crônica aumentam o risco de desenvolver doenças cardíacas, à medida que as pessoas reagem a esses sentimentos com a pressão arterial aumentada e a rigidez dos vasos sanguíneos.
Nem sempre é fácil manter um estado emocional otimista, porém um boletim publicado pela escola americana sugere que algumas premissas da Psicologia Positiva (PP) podem nos ajudar a ser mais resilientes e aponta três aspectos simples, pelos quais podemos começar. Fabiane Curvo (RJ), psicóloga especializada em PP, do Rio de Janeiro (RJ), dá dicas de como trazer isso para o dia a dia.
Tire vantagem do que é bom
A maioria das pessoas está preparada para experimentar o prazer em momentos agradáveis, como as férias. Mas os pequenos prazeres diários, que trazem grande contentamento, podem passar despercebidos pelo simples fato de estar diluído no cotidiano.
Na prática: o segredo é perceber o prazer quando ele ocorre, desfrutando conscientemente da experiência à medida que ela se desenvolve. Essa clareza ajuda a construir a felicidade e a reconhecer os resultados emocionais que isso traz. Esse exercício requer foco, o que os psicólogos chamam de atenção plena. Caso contrário, a energia fica dispersa e não é possível enxergar os eventos gratificantes. A senha é transportar a mente para o “aqui e agora”. Não há consciência sem estar no presente. Uma boa maneira de se manter focada é fazer uma lista dos pequenos passos que você está dando para a conquista de seus objetivos, descrevendo todas as suas ações. Isso mostra grandes lições.
Aproveite seus pontos fortes
Antes de colher os benefícios de suas qualidades, é preciso saber quais são elas. Infelizmente, de acordo com um estudo britânico, apenas cerca de um terço das pessoas tem uma compreensão útil de seus pontos fortes.
+ sobre saúde
Na prática: se você não tem certeza de quais são esses aspectos positivos de sua personalidade, uma boa maneira de identificá-los é perguntando a alguma pessoa que você respeite e admire, e que a conheça bem, o que ela destacaria nesse sentido. Cada um tem uma habilidade; o que você tem o outro não tem e vice-versa. Um exercício útil é pensar em uma grande conquista da sua vida, como comprar uma casa própria, passar em um concurso, criar os filhos sozinha etc. Em seguida, escreva cinco qualidades que a ajudaram na realização desses objetivos. Pronto, estão aí seus pontos fortes.
Expresse sua gratidão
Agradecer é uma apreciação pelo que se tem. Quando reconhecemos a bondade na nossa vida, enxergamos pontos positivos nos outros e, assim, a gratidão ajuda a formar uma conexão com algo que vai além da experiência individual.
Na prática: o ponto principal aqui é reconhecer as coisas boas ao nosso redor, mesmo em um dia em que tudo parece dar errado, sempre acontecem eventos positivos, mas é preciso enxergar. Ao fim do dia, faça uma lista (no papel ou mentalmente) de tudo de bom que aconteceu, seja uma gentileza na rua ou algum momento bom/divertido que aconteceu no trabalho, e reflita a respeito.
Quer conferir mais sobre saúde e bem-estar? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!
- Segredo das famosas
- Famosas da Capa
Dieta- Treino localizado
- Treino aeróbico
- Treino para flexibilidade
- Treino sob medida
- Treino na academia
- Treino das Famosas
Cabelo- De visual novo
Beleza- Make
- Esmalte
Corpo e Rosto