Colocamos em xeque 7 dos tratamentos naturais para artrite mais conhecidos para você saber quais realmente funcionam. Confira!

Texto Thais Szegö | Adaptação Ana Araujo

Tratamentos naturais contra a artrite

Nem todos tratamentos naturais funcionam contra a artrite

Foto: Shutterstock

Quando se fala de artrite, nem todos os tratamentos naturais são embasados e alguns são questionáveis. Veja em quais você pode apostar:

Gel de arnica

Uma revisão de estudos realizada em 2013 na University of the Sunshine Coast, na Austrália, mostrou que esse popular medicamento feito de uma planta é tão eficaz quanto o ibuprofeno.

Creme de capsaicina

Ele até reduz ligeiramente a dor e melhora a função das articulações, mas não é o suficiente para fazer uma diferença de fato, foi o que mostrou outro trabalho australiano, este feito por pesquisadores da University of Tasmania.

Vitamina D

Um estudo do Centro Médico de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, mostrou que a substância parece não diminuir os sintomas da osteoartrite nos joelhos.

Terapia TENS

A terapia de estimulação nervosa elétrica transcutânea, encontrada em alguns consultórios de fi sioterapia, emite impulsos elétricos leves para combater os sinais de dor, mas o alívio é temporário e alguns estudos mostram que pode haver um forte efeito placebo.

>> Conheça os exercícios que fortalecem as pernas e evitam a dor nos joelhos

Acupuntura

Pesquisadores da York University, no Canadá, chegaram à conclusão de que as agulhas podem ser tão boas quanto a fisioterapia para o alívio da dor da osteoartrose no joelho, depois de analisar uma revisão de estudos que envolveu quase 10 mil pacientes.

>> Acupuntura ajuda no tratamento de lesões esportivas e dores

Glucosamina e condroitina

Os benefícios ainda são controversos, mas alguns estudos indicaram que elas apresentam uma diminuição lenta, mas significante da dor. “Estudos feitos in vitro mostraram que elas também podem diminuir a taxa de morte de células cartilaginosas e auxiliar lentamente na sua replicação”, conta Antônio Alexandre Faria.

Palmilhas

De acordo com um estudo da Harvard University, nos Estados Unidos, realizado em 2013, elas não têm efeito sobre o desconforto.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 329

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título