A prática de exercícios físicos ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta o gasto de calorias que é gasto para as atividades vitais. Saiba mais!

Por Kelly Miyazato

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Você sabia que o conjunto de todas as reações químicas do organismo é conhecido como metabolismo? A forma como o corpo sintetiza moléculas orgânicas e as degrada a fim de gerar energia, é capaz de nos deixar mais acelerada ou devagar, tornando o metabolismo um dos principais temas de quem visa a perda de peso. De acordo com Guilherme de Almeida Leme, professor da rede de academias Bio Ritmo, 60% das calorias gastas pelo nosso corpo é usada para atividades vitais, como respirar e manter os batimentos cardíacos – nosso metabolismo basal.

“Das outras 40% que restam, de 25 a 30% provêm das atividades diárias (caminhar, subir escada, praticar exercícios diversos), entre 10 e 15% vêm da termogênese dietética, que é a energia que o organismo gasta para digerir os alimentos.” A energia consumida que não é aproveitada fica estocada em forma de gordura na maior parte e, em menor parte, em forma de carboidrato no fígado e nos músculos.

A prática de exercícios físicos ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta o gasto de calorias que é gasto para as atividades vitais, porque o corpo segue consumindo energia, uma vez que os batimentos cardíacos e o consumo de oxigênio permanecem mais elevados do que no período de repouso. Segundo Leme, isso acontece devido à sobrecarga imposta ao organismo pelo treinamento. “Ainda não se sabe ao certo por quanto tempo é possível permanecer, mas sempre dependerá da atividade realizada e pode durar poucos minutos ou até algumas horas depois do fim do exercício”, conta. As atividades de alta intensidade (HIIT) impõe ao organismo uma sobrecarga elevada de treinamento, faz que tenhamos que acelerar os batimentos cardíacos e consumir mais oxigênio para levar nutrientes e sangue aos músculos envolvidos. Portanto, um dos principais exercícios para queimar calorias em descanso e uma das mais indicadas para o emagrecimento.

Quanto mais atividade física você fizer, mais acelerado será o seu metabolismo. “Vale lembrar que é preciso orientação profissional para a escolha desses exercícios e, no dia a dia, pode-se manter o metabolismo em alta por meio de comportamentos simples, como subir escadas, parar o carro o mais distante possível para caminhar até onde tem de chegar, pedalar no fim de semana etc. O descanso também é fundamental para manter o metabolismo acelerado, visto que é no período de descanso que são secretados hormônios anabólicos e um organismo com mais massa magra, queima mais energia durante o exercício, se comparado a um corpo com menos massa magra. Embora  mitos como o consumo de alimentos termogênicos (canela, gengibre, pimenta etc.) e a malhação no frio não sejam artifícios válidos. O corpo só gasta mais energia no frio, até entrar em equilíbrio de temperatura e isso só leva apenas alguns minutos” explica.

 

* Agradecimentos ao Guilherme de Almeida Leme, professor da rede de academias Bio Ritmo (www.bioritmo.com.br).