Nada melhor do que dar gargalhadas em um momento de alegria ou diversão, não é mesmo? Mas além de fazer bem para a alma, a risada também pode trazer benefícios à saúde. Saiba quais são eles

Texto Vand Viera | Adaptação Ana Paula Ferreira

Dar risada faz bem para a alma e o corpo!

Foto Shutterstock

Dar risada durante um filme ou bate-papo com as amigas não faz bem só para a alma, mas para o corpo também, pois ativa a secreção de endorfinas (que melhoram o humor e têm ação analgésica) e auxilia no controle do cortisol, relacionado ao estresse. Juntas, as substâncias ajudam a melhorar o padrão cardiovascular e a qualidade do sono, amenizar a dor, acelerar a cicatrização, fortalecer o sistema imunológico e diminuir a tensão muscular. 

Não é à toa, portanto, que a utilização de métodos que estimulam o riso seja cada vez mais empregado como tratamento coadjuvante para diversos problemas de ordem física e mental. “Gargalhar ainda tem o benefício de desviar o foco dos problemas e afastar a tristeza e a depressão graças à liberação de dopamina, serotonina e adrenalina, que estão associadas à sensação de bem-estar, à disposição e à motivação”, explica o neurologista Leandro Telles, de São Paulo.

Quer conferir mais sobre exercícios? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!