A aparência das unhas fala muito mais sobre a saúde do que você imagina. A seguir, veja o significado de unhas fracas e outros casos

Texto Giuliana Cury e Vand Vieira | Adaptação Ana Araujo

Significado da cor das unhas e saúde

A cor das unhas diz muito sobre sua saúde!

Foto: Shutterstock

Como vai a saúde de suas unhas? A cor e o aspecto delas pode até mesmo indicar problemas de saúde. A seguir, você confere seis casos:

1. Unhas rosadas com uma meia-lua branca na base

Tudo certo. “Utilizar luvas protetoras ao manusear produtos químicos ou de limpeza e adotar uma dieta rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos ajudam a mantê-las assim, bonitas e saudáveis”, recomenda Samar Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).

2. Unhas rachando e descamando

Sinal de ressecamento. O ideal é deixar as unhas respirarem – leia-se nada de esmalte para tapar o sol com a peneira – até que elas cresçam e a parte prejudicada seja eliminada.

3. Unhas com listras escuras e verticais

“São comuns, por exemplo, na raça negra, mas também podem ser um forte indício de melanoma, o câncer de pele mais grave. Por via das dúvidas, o melhor é procurar um dermatologista rapidamente e fazer uma dermatoscopia dessa alteração”, alerta Samar Harati.

4. Unhas amareladas

Pode ser uma reação química aos esmaltes que você anda utilizando, principalmente os tons mais escuros, por seu pigmento. Prefira cores mais claras ou, mais uma vez, dê folga à manicure. Se o problema persistir, procure um profissional – isso porque alguns fungos também são responsáveis por essa coloração indesejada.

5. Unhas fracas, quebradiças e descolamento

Além do excesso de esmalte, produtos que contêm formol e microtraumatismos também contribuem para unhas nessas condições. “Geralmente, o tratamento é simples e envolve hidratação com ureia e silicone e cápsulas de fortalecimento”, esclarece a dermatologista.

6. Unhas brancas

Pode indicar algum problema de fígado, ainda mais quando a pele ao redor das unhas fica amarelada e as pontas ficam mais escuras. Cuidado!

Revista Corpo a Corpo | Ed. 324

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título