Altos níveis de colesterol podem resultar em graves problemas de saúde. Conheça os riscos da doença e fique atenta aos exames!

Redação Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Conheça os riscos do colesterol alto

Foto: Danilo Borges

Se você não dá muita bola para o resultado dos níveis de colesterol no exame de rotina porque acha que não está na zona de risco de quem tem problemas cardíacos, saiba que estudos recentes relacionam o vilão invisível com outras doenças que você nem imagina. Fique de olho!

Colesterol influencia no desenvolvimento do mal de alzheimer

Segundo um estudo divulgado recentemente na revista JAMA Neurology, os níveis elevados de LDL estão associados à demência. “O colesterol ruim influencia na formação de placas de beta-amiloide, uma proteína que, em alta concentração no organismo, contribui para a doença”, explica Luciano Negreiros, endocrinologista (RJ).

A sua circulação também corre riscos

A gordura que se acumula nas paredes dos vasos arteriais endurece as artérias (principais vias que transportam o sangue), o que pode rompê-las, provocando o acidente vascular cerebral (AVC).

Ele aumenta as chances de câncer de mama

Um estudo divulgado pelo Duke Cancer Institute, nos Estados Unidos, revelou que em altos níveis, o colesterol estimula a produção de estrogênio (hormônio feminino) e, consequentemente, aumenta os riscos da doença.

Perda de audição

Se você ouve um zumbido, pode ser o excesso de gordura. “O ouvido possui artérias finas e quando a circulação é prejudicada, impede a chegada do oxigênio que ativa os nervos internos”, diz Rodrigo Oliveira Moreira, diretor do departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (RJ).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 311