Confira algumas dicas para não ser picada por pernilongos no verão

Texto Ivonete Lucirio | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar 

Pernilongo

Veja como evitar picadas de pernilongos

Foto: FreeImages

O calor e a alta umidade favorecem a proliferação de insetos, principalmente dos chatos pernilongos.

Ao picar a pele para sugar o sangue, esses insetos injetam uma substância anticoagulante que costuma provocar alergia, caracterizada principalmente por coceira e, algumas vezes, inflamação.

Como evitar picadas de pernilongos

Evite regiões com mato na hora do pôr do sol, quando os insetos saem para “jantar”. Use uma loção repelente e coloque tela nas portas e janelas. Pessoas que apresentam alergia forte à picada devem fazer um tratamento prévio — à base de vacinas — para evitar uma reação exagerada do organismo.

Tratamento para picada de pernilongo

Aplique cremes com corticoesteroides. Receitas caseiras também ajudam: misture uma colher (chá) de vinagre em três colheres (chá) de água e faça uma compressa sobre o local.

*Consultoria: Daniel Elias, dermatologista do Hospital Das Clínicas de Ribeirão Preto, Fernando Passos De Freitas,dermatologista, Mário Kondo, gastroenterologista Da Unifesp, Marcela Studart, dermatologista da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Miriam Sabino De Oliveira, dermatologista, e Sara Bragança e Renato Soriani Paschoal, dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Revista Corpo a Corpo | Ed. 289