Confira 5 dicas simples que vão te ajudar a prevenir a insônia e ter uma boa noite de sono

Texto Cáren Nakashima | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

insônia

Como dormir bem: dicas para prevenir a insônia

Foto: Shutterstock

Não dá pra acreditar: o corpo e a mente estão cansados, mas basta se deitar na cama para rolar de um lado para o outro, e nada do sono chegar.

Confira as dicas elaboradas por Álvaro Pentagna, neurologista do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), para acabar com as noites em claro:

1 - Nessa época cheia de compromissos, TREINE PELA MANHÃ. A atividade física à noite vai estimular o corpo e pode atrapalhar o sono.

2 - Durante o dia, RESERVE 20 MINUTINHOS PARA MEDITAR. Sente-se, feche os olhos e concentre-se em sua respiração, descansando a mente por completo.

3 - DEIXE O CELULAR DE LADO e desligue a televisão duas horas antes de deitar. “O excesso de luminosidade, estímulos e informações que eles transmitem atrapalham na hora de dormir”, alerta Pentagna. Joguinhos no tablet, nem pensar!

4 - EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS e café à noite. O álcool fragmenta o descanso e a cafeína dificulta sua indução. Substitua-os por uma xícara de chá de camomila.

5 - BORRIFE UM AROMATIZADOR de ambiente à base de óleo essencial de lavanda no seu quarto. A planta aromática é um calmante natural.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 311