Usada há milhares de anos, a aromaterapia tem mil benefícios para saúde, atuando até no alívio de algumas doenças. Conheça outras vantagens do uso

Por Eduardo Magalhães*

Benefícios da aromaterapia

Conheça os benefícios da aromaterapia

Foto: Shutterstock

É possível usar ­aromaterapia para tratar problemas de saúde? É eficaz?

A aromaterapia vem sendo praticada há milhares de anos na Índia e no Egito para prevenção e tratamento de doenças, com o uso de incensos e principalmente de óleos essenciais. O aroma deles consegue induzir a uma sensação de relaxamento e bem-estar que chega até o sistema nervoso central, ajudando nos quadros de depressão e ansiedade. Auxilia, ainda, na cicatrização, potencializa o sistema imunológico, é adjuvante nos processos alérgicos e tem ação energizante, antisséptica e antimicrobiana. Esta última se deve ao fato de os óleos impedirem a troca de nutrientes e destruírem a membrana das bactérias. Um bom exemplo disso é o óleo de Tea Tree, com boa atuação nos casos de gripes, amidalite, dermatites, micoses e gengivites, e o óleo de hortelã com pimenta, bastante eficaz na melhora das dores de cabeça.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. Você tem alguma dúvida sobre saúde? O expert responde! Envie a pergunta para [email protected].

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título