Com tantas coisas para fazer, tudo o que você menos quer é pegar uma gripe bem no final do ano, não é mesmo? Listamos 11 alimentos que dão aquela força à imunidade, veja!

Texto Amanda Nicácio | Adaptação Ana Araujo

Frutas cítricas turbinam o sistema imunológico

Frutas ricas em vitamina C turbinam o sistema imunológico

Foto: Reprodução Pintertest/deccoiberica

Para fortalecer o sistema imunológico, nada como reforçar a alimentação, já que muitos nutrientes são capazes de aumentar o número de células de defesa do organismo. Alice Amaral, nutróloga (SP), indica os alimentos que não podem ficar de fora do seu menu:

Frutas ricas em vitamina C: são fontes poderosas de antioxidantes, que aumentam a resistência do organismo. Diariamente, coma uma acerola, uma laranja média ou um tomate médio.

Cebola e alho: esses temperos deixam seu organismo livre de alergias e inflamações. Você tem passe livre para consumi-los na quantidade que desejar.

Brócolis: possui flavonoides que previnem o surgimento de alergias respiratórias e cutâneas. Coma à vontade.

Morango: rico em vitaminas A, do complexo B e C, além de flavonoides e ácido fólico, ajuda o organismo a absorver mais ferro. Consuma 10 unidades por dia.

Maçã: a quercetina, presente principalmente em sua casca, tem ação anti-inflamatória. Devore uma unidade por dia.

Uva roxa: é rica em resveratrol, considerado um protetor celular, graças à sua ação anti-inflamatória e antioxidante. O ideal é consumir 10 unidades por dia.

Sardinha, salmão e arenque: a trinca de peixes mais ricos em ômega 3 exerce função essencial na manutenção do sistema imune. Acrescente um filé pequeno (assado ou grelhado) de um deles ao seu cardápio diário.

Noz: também possui ômega 3, além de vitamina E, antioxidantes e magnésio, que deixam as irritações alérgicas afastadas do seu corpo. Porém, coma no máximo quatro unidades por dia, pois ela é calórica.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 321