Você provavelmente tem ou conhece alguém que sofra de alergia ou intolerância. Entenda a diferença e saiba reconhecer seus sinais

Texto: Helô Oliveira | Adaptação: Nathália Henrique

Alergia ou intolerância? Conheça as diferenças

Foto: Danilo Tanaka (Estúdio Escala)

Intolerância 

Esse problema resulta da incapacidade do organismo de digerir algum componente do alimento – na maioria das vezes, a pessoa nem sequer sabe que ele lhe faz mal. Os sintomas são tardios e podem aparecer até três dias após a ingestão. Entre eles, estão ganho de peso, irritabilidade, constipação, diarreia, fadiga, dores de cabeça, cólicas, náuseas e gases. Principais causadores da intolerância: glúten, lactose, corantes e conservantes.

Alergia

É uma reação grave e rápida a determinado alimento, que independe da quantidade ingerida e tem como sintomas erupções na pele, coceira, vermelhidão, inchaço, falta de ar e até edema de glote (popularmente conhecida como garganta fechada). Quando a pessoa tem alergia a algo, seu organismo dispara uma reação defensiva ao entrar em contato com ele. A substância alergênica é, no geral, uma proteína presente no alimento. Para a maioria das pessoas, ela é inofensiva, mas, para outras, pode ser fatal. Principais alimentos causadores: frutas, vegetais, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

*Fontes: Pollyana Esteves, nutricionista (SP), e Alfredo Cury, Endocrinologista (RJ). 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 312