Se você é mulher, provavelmente já deixou de fazer ou pelo menos pensou em deixar de fazer alguma coisa quando estava menstruada – mas não se preocupe, você não é a única!

Uma pesquisa realizada por SEMPRE LIVRE e pela Kyra Pesquisa & Consultoria falou com 1500 mulheres de cinco países diferentes para entender quais são os impactos da menstruação nas suas vidas. Os resultados mostram que 50% das entrevistadas não se sentem confortáveis quando estão menstruadas, e que os principais sentimentos relacionados à menstruação ainda são negativos - durante o período menstrual as mulheres se sentem menos capazes, mais frágeis, menos atraentes, e às vezes até mesmo sujas.

Elas também evitam hábitos como entrar na piscina (68%), praticar esportes (56%), ir à praia (47%), e algumas afirmam evitar sair de casa quando estão menstruadas (33%). Estes dados somente confirmam a necessidade de falarmos mais sobre menstruação, e que muitas mulheres no Brasil e no mundo ainda carecem de acesso a informações corretas sobre o que acontece com o seu próprio corpo quando estão menstruadas.

A higiene menstrual é um cuidado muito importante na rotina das mulheres. No entanto, os estigmas em torno do tema ainda geram não só inseguranças, mas também infecções devido ao uso de materiais inapropriados e não higiênicos durante os dias da menstruação.

Por isso, para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a necessidade de se falar abertamente sobre menstruação, SEMPRE LIVRE® e Plan International se uniram para levar informações a 6 mil meninas e meninos, colaborando para que elas se sintam mais confortáveis com o seu próprio corpo.

 “A relação das meninas e mulheres com o seu próprio corpo é um reflexo dos muitos parâmetros sociais que ainda são carregados de preconceitos. Se nos educarmos para parar de ver o corpo da mulher como um objeto, passaremos a enxergá-las como pessoas, e isso é parte da desconstrução que precisamos trabalhar, principalmente sobre temas como a menstruação”, diz Viviana Santiago, Gerente de Gênero e Incidência Política na Plan International.

Desde maio de 2018, quando lançou o seu novo posicionamento de marca, SEMPRE LIVRE® vem trabalhando para incentivar debates e contribuir para a naturalização das conversas sobre menstruação. Este ano, a marca vai trazer ações práticas para o seu discurso e movimento por meio da campanha Sempre Juntas pelo Progresso, doando 30.000 absorventes e R$ 155.000,00 para a ONG Plan International para financiar projetos de educação voltados para meninas e meninos em situação de vulnerabilidade no Piauí e no Maranhão.

“Enquanto marca pioneira da categoria, SEMPRE LIVRE® acredita que sua principal contribuição dentro desse cenário é promover essas discussões em prática e ajudar a conscientizar mais pessoas sobre uma realidade em que milhares de mulheres ainda são afetadas pela falta de informações sobre higiene menstrual e menstruação”, afirma Cristina Santiago, diretora de Marketing de Essentials e Self Care da Johnson & Johnson Consumo.