Confira 5 fatores do dia a dia que podem causar estresse sem você perceber

Texto Cáren Nakashima | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Estresse

Redes sociais podem te deixar mais estressada

Foto: Danilo Borges

Estresse camuflado

Como tudo na vida tem um lado positivo e um negativo, os cinco fatores a seguir são bons para você, mas podem se transformar em vilões:

1 - Redes sociais. Passar um tempinho no Facebook é bom pra distrair, não é?! Às vezes não. De acordo com um estudo realizado recentemente no Pew Research Center (EUA), quando lemos desabafos que pipocam na nossa timeline, acrescentamos um pouco de estresse na vida. Por isso, vale a pena repensar quem você segue nas redes sociais.

2 - Seu parceiro. “Passar a morar com alguém significa ter que readequar seu espaço e seus hábitos pessoais, o que pode ser fonte de estresse”, explica Cristiane Moraes Pertusi, psicóloga (SP). O antídoto é buscar o equilíbrio e evitar conflitos para driblar maiores desgastes.

3 - Ser multitarefa. Quase sempre nos orgulhamos de explorar o nosso potencial ao máximo, seja no trabalho ou nas atividades com a família, porém, a tendência de agregar mais tarefas aumenta, fazendo que sua mente acelere. Quando você estiver atolada, repasse as funções para outra pessoa.

4 - Ter uma boa saúde. Claro que isso é positivo! Mas a preocupação excessiva para manter a saúde mantém os níveis de ansiedade altíssimos. Evite pegar pesado na dieta e lembre-se que às vezes um chocolate é válido.

5 - Sua educação. Um estudo realizado pela Universidade de Toronto diz que ter um diploma aumenta as expectativas de conseguir um bom emprego, e quando isso não acontece, os níveis de tristeza aumentam. Fuja da cobrança excessiva mesmo quando não conseguir aquela vaga desejada. 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317