Esta região pode ser acometida por diversas patologias se não ter cuidados especiais. Confira algumas dicas para deixar os seus joelhos aptos para os exercícios

Por Karine César | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Os joelhos suportam o peso do nosso corpo e, por isso, precisam de cuidados especiais. A região pode ser acometida por diversas patologias, sendo as mais comuns: torções, contusões, traumas ou desgaste. Charles Cachoeira, ortopedista e especialista em Cirurgia do Joelho da clínica Cecam, de São Paulo (SP), ensina como deixar os seus joelhos aptos para os exercícios.

1. Faça atividade física

A prática regular — inicialmente sem impacto — fortalece a musculatura e previne a sobrecarga articular.

2. Procure orientação

O acompanhamento de um profissional capacitado é muito importante. Muitas pessoas não podem correr por causa de traumas anteriores, e um especialista pode auxiliá-la na escolha de um novo esporte, como os aquáticos, por exemplo.

3. Alongue-se e aqueça antes de treinar

Isso ajuda a manter a flexibilidade durante os movimentos e evita o risco de lesões.

4. Respeite seus limites

Comece com um treino leve e aumente a carga progressivamente. Se sentir algum desconforto durante ou depois do exercício, procure um médico.

5. Mantenha o peso

Quilos a mais na balança significam sobrecarga nos joelhos.  Então, se estiver acima do peso,  procure emagrecer antes de se aventurar em algum esporte que gere impacto na região.

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!