Você passa horas no trânsito? Então, é preciso tomar cuidado com sua postura! Separamos algumas dicas para você não ter dor nas costas ao dirigir!

Texto Ana Carolina Gabriel | Foto Freeimages

13 dicas para não ter dor nas costas ao dirigir
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É comum ter dor nas costas enquanto você está parada no trânsito! Por isso, é necessário ficar atenta a postura correta para evitar esse tipo de problema. Conversamos com a personal trainer Iva Bittencourt, que separou 13 dicas para te ajudar a evitar dor nas costas e trazer mais conforto ao dirigir. Anote aí:

Posição do corpo ao dirigir

1 - Fique com o corpo apoiado e preso ao banco pelo cinto de segurança de forma justa;

2 - A posição da perna também interfere! O ideal é que elas fiquem nem alongadas nem flexionadas demais. As coxas devem ficar encostadas no assento e a parte posterior dos joelhos livres.

3 - Apoie os pés nos pedais e os calcanhares no chão do veículo para não tencionar;

4 - Fique com as mãos firmes ao volante, punhos apoiados e com os braços semiflexionados mantendo as costas apoiadas no banco;

5 - Nunca use o celular entre a cabeça e o ombro para não tencionar o pescoço e correr risco de ferir alguém;

6 - A altura do banco deve ser proporcional a altura do condutor para permitir uma visão geral;

Posição do corpo ao parar no semáforo

1-  Ao parar no semáforo, use o freio de mão, desengate o carro para descansar as pernas, flexionando-as levemente por 4 ou 5x;

2- No semáforo, gire o pescoço para os lados, para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda.

3 - Estique os dedos, um a um com a outra mão;

4 - Movimente os ombros para frente e para traz;

5 - Alongue os braços atrás da cabeça;

6- Inspire profundamente  e expire devagar ouvindo músicas suaves que relaxam, principalmente em engarrafamentos.

7-  Se você for dirigir por muito tempo, pare a cada 2 horas. Faça alongamento das costas, pescoço, braços, pernas, mãos e pés. Caminhar um pouco é essencial para ativar a circulação nas pernas e melhorar o retorno venoso.

Para uma vida mais saudável, é extremamente importante praticar exercícios físicos com orientação de profissionais.