Que tal se manter saudável e com a dieta em dia durante o feriado de Carnaval? Especialistas revelam 10 cuidados essenciais para você aproveitar a folia sem culpa. Confira!

Por Nathália Henrique

10 cuidados para antes, durante e depois do Carnaval

Foto: Christian Parente

Carnaval é sinônimo de diversão, beleza, corpos à mostra e muito agito. A época mais esperada do ano está chegando e a preparação para brilhar na passarela e nas praias brasileiras já está a todo o vapor. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas da Adriana Benito, médica esteticista da Pró-Corpo e da nutricionista Letícia Possebon. Além de eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis que sobraram das festas de final de ano, a doutora também explica como manter-se saudável durante e depois da folia. “Todas nós queremos estar com tudo em cima para a grande festa brasileira, mas também é preciso cuidado para que o esforço não vá por água abaixo depois do feriado”, observa Adriana .

Antes

1. Pratique atividades ao ar livre – Aproveite o verão para praticar exercícios nos parques da cidade ou para andar de bicicleta nas ciclovias. Além de ajudar na redução de peso, a atividade também contribui para melhorar o preparo físico para a maratona de Carnaval.

2. Faça escolhas mais saudáveis – Pequenas mudanças na alimentação podem render ótimos resultados para quem quer eliminar alguns quilinhos. Invista em alimentos integrais que, apesar de terem quase o mesmo valor calórico que os refinados, aumentam a saciedade, retardando a sensação de fome e favorecendo a perda de peso. Além disso, inclua frutas e verduras na dieta.

3. Massagem modeladora – Eis uma solução prática e rápida. A técnica é caracterizada por manobras rápidas e intensas sobre a pele, fazendo pressão por meio de movimentos de deslizamento, aliados a cremes que promovem a quebra das células de gordura. 

4. Lipocavitação – Um dos tratamentos mais indicados para combater a gordura localizada é a Lipocavitação, capaz de reduzir cerca de 3 cm da silhueta em apenas uma sessão – uma ajuda e tanto às vésperas da folia. 

Durante

5. Beba bastante água – Hidratar-se é fundamental, mas durante o Carnaval o cuidado deve ser redobrado. Ao curtir a festa, perdemos muito mais líquido, por causa do calor e da intensa atividade física. Consumir bastante água também ajuda a eliminar as toxinas contidas no álcool.

6. Durma bem - Estudos apontam que dormir pouco prejudica a queima de gordura e aumenta o apetite. O sono também ajuda a renovar a pele e manter o pique para os passeios e desfiles.

7. Troque o tipo de petisco – Durante as comemorações, a dieta acaba ficando em segundo plano. Para evitar ganho de peso, faça escolhas mais conscientes na hora dos petiscos e refeições. Prefira alimentos mais leves, sem gordura e assados. Fuja das frituras!

8. Filtro solar – Cuidado imprescindível, especialmente para aqueles que ficarão expostos ao sol na praia ou nos bloquinhos de rua. O FPS recomendado é de, no mínimo, 30, repetindo a aplicação a cada três horas ou quando a transpiração for excessiva.

Depois

9. Alimentação detox – Para eliminar o excesso de toxinas e recuperar energia, apele para uma dieta detox. As opções passam por sucos e saladas especiais, que contém fibras, termogênicos e vitaminas.

10. Massagem Pró-Detox: A massagem Pró-Detox combina movimentos específicos com cremes especialmente formulados para redução de medidas. Como resultado, melhora visivelmente o contorno do corpo e colabora para a aceleração do metabolismo e a desintoxicação.