Além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, a modalidade também ajuda a eliminar os quilinhos a mais. Saiba os benefícios da corrida de 5km

Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Isadora Couto

Saiba os benefícios da corrida de 5km

Foto: Caio Mello

Todo mundo tem uma amiga que vive tentando convencê-la a correr 5km (ou, quem sabe, você é essa corredora entusiasmada). A empolgação em torno da prova tem um motivo: ela é super democrática. Se você estiver no primeiro grupo, saiba que ela é a mais indicada para entrar no universo da corrida, afinal, é uma meta extremamente viável pode-se até concluí-la caminhando. Já o segundo grupo pode aproveitar para turbinar o tempo de conclusão e melhorar a cada novo percurso. A exceção fica para quem está acima do peso, não possui condicionamento algum ou tem lesões nas articulações inferiores. “Por isso recomendo uma avaliação médica, que verifica a condição cardiovascular, neuromuscular e até quanto tempo de treino será necessário para, finalmente, correr a primeira prova”, instrui Ronaldo Martinelli, professor do grupo de corrida da academia Bio Ritmo (SP).

Os benefícios da corrida de 5km são inúmeros: aumenta a capacidade cardiorrespiratória, ajuda a enxugar os quilos a mais, define coxas e glúteos, torna suas noites de sono mais tranquilas e, durante o dia, dá disposição de sobra. Como se não bastasse, esse percurso oferece baixo risco de lesão. “Ele é excelente para quem não tem muito tempo, tanto por não demandar muitos treinos por semana quanto pela prova em si ser curta, podendo ser feita em pouco tempo”, enumera Vanessa Delavy, coordenadora do grupo de corridas da academia Cia Athletica (SP). Recomenda-se o mínimo de duas vezes por semana, pois o impacto constante pode sobrecarregar as articulações, lesionando-as. Por isso, lembre-se de dar intervalo de um dia, pelo menos, entre uma corrida e outra e sem essa de calçar o tênis apenas aos fins de semana, pois a distância grande entre os treinos impede sua evolução e rendimento.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317