A corrida é um exercício que promove um alto gasto calórico. Confira dicas de Rodrigo Silva, professor da Smart Fit

Por Nathália Henrique

Saiba como perder calorias com a corrida

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Todo começo é difícil e, às vezes, assustador. Um passo em falso e podemos tropeçar, cair, machucar. Correr é uma modalidade prazerosa e que ajuda no condicionamento físico, no emagrecimento e no alívio do stress. “Atualmente, para começar a correr é preciso procurar um professor de educação física para elaborar uma planilha de treino conforme as necessidades individuais, além de um médico para a devida avaliação do estado de saúde”, alerta Rodrigo da Silva, professor da Smart Fit DF.

Por ser um treinamento aeróbio, a corrida promove um alto gasto calórico durante e após a prática e para quem está com boa saúde, o ideal é praticar duas vezes na semana com dois dias de descanso entre os treinos. “Não é necessário sair por aí correndo 10 km como um velocista. Porém, começar alternando um minuto de corrida com quatro de caminhada rápida já é um bom começo”, explica o professor, ressaltando a necessidade da paciência para se obter resultados e condicionamento sem risco de lesões.

Antes de correr, Rodrugo orienta a fazer uma boa hidratação para ajudar na manutenção de temperatura corporal, melhora do desempenho e dos processos metabólicos do organismo, e a comer alimentos com baixo índice glicêmico. “Planeje seu percurso para evitar lesões e não sofrer com imprevistos. Durante a atividade, fique atento ao seu ritmo e, caso sinta algum incômodo, pare a atividade”, diz. Depois da corrida, é importante caminhar por cinco minutos para que a frequência cardíaca e a percepção do esforço seja menor para que aconteça a devida recuperação – tão essencial para o bom desempenho do treino.