A corrida é um exercício dos mais eficientes para queimar gorduras, deixando o corpo sequinho e em forma. Conheça os benefícios da corrida

Texto Rita Trevisan e Caroline Bastos | Adaptação Isadora Couto

Conheça os benefícios da corrida

Foto: Caio Mello

Correr é a atividade perfeita para quem não tem muita rotina nem tempo de sobra para se exercitar. Pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar. E, para uma iniciante, mesmo meia hora de treino, três vezes por semana, já vai fazer uma grande diferença. Estamos falando, em primeiro lugar, de uma mudança significativa na balança. Isso porque a corrida é um dos esportes que proporcionam os mais altos gastos calóricos. Para se ter uma ideia, em 30 minutos correndo é possível mandar embora até 450 calorias, contra 180 calorias do ciclismo e 270 calorias da natação.

A explicação é simples: “Quando corremos, somos obrigados a mover todo o peso do corpo, o que exige um esforço extra. No ciclismo, nos movimentamos sentados, e na natação, a água suporta parte da nossa carga”, explica Christian Antoniazzi, educador físico e professor e sócio diretor da Assessoria Metas Esporte & Entretenimento (SP).

Mas as vantagens não param por aí: a prática melhora a capacidade cardiovascular, trabalha a musculatura do corpo todo e deixa bumbum e pernas durinhos. Seu humor também sai ganhando. “A corrida estimula a liberação de neurotransmissores que geram uma sensação imediata de bem-estar”, afirma Roberto Zogbi, educador físico e professor da academia Vibe Sport (SP). Parece bom, hein?

 

Revista Corpo a Corpo | Ed.280